Página inicial > Ultimas Notícias > Evento nacional discute História da Educação: Democracia e Diversidade Cultural

Evento nacional discute História da Educação: Democracia e Diversidade Cultural

• Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 15h34

CAPA 02.09.2019 Abertura Congresso de História da Educação Benedito Nunes SITE 5

Durante quatro dias, de 2 a 5 de setembro, o Campus do Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi palco do X Congresso Brasileiro de História da Educação, Congresso realizado a cada dois anos, desde 2000, pela Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), com o objetivo de estimular estudos e pesquisas na área. Com o tema “História da Educação: Democracia e Diversidade Cultural”, esta foi a primeira vez que o evento foi realizado na região Norte.

A abertura do evento, realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes, contou com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; do presidente da SBDE, professor Carlos Eduardo Vieira; da vice-presidente Norte da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Sônia Araújo; do diretor-adjunto do Instituto de Ciências da Educação (ICED), Carlos Nazareno Borges; além dos professores Valdir Abreu, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA; Marta Soares, do PPGED da Universidade do Estado do Pará; e Laura Alves e Maria do Perpétuo Socorro, da comissão organizadora do congresso.

373x212 02.09.2019 Abertura Congresso de História da Educação Benedito Nunes SITE 6“Nós queremos uma universidade comprometida com a cidadania. É por esse projeto que trabalha a universidade pública, um projeto para uma sociedade inclusiva, democrática, com instituições de excelência acadêmica e científica, de modo a garantir a soberania do País. Eventos como este, em que nós estamos celebrando nosso esforço para conhecer mais nossa realidade e para criar as condições de transformação da realidade social são momentos que nos enriquecem e estimulam para persistir na defesa de uma universidade pública, gratuita e voltada para o interesse de todos”, declarou o reitor Emmanuel Tourinho.

Para Carlos Eduardo Vieira, além de fortalecer o debate em favor da Educação, outro fator importante desta décima edição do Congresso foi o fechamneto de um ciclo, ao levar o CBHE para todas as regiões brasileiras. “O evento em Belém traduz a integração da SBHE, à medida que oferece aos nossos pesquisadores a oportunidade de conhecer o espaço acadêmico e sobretudo as pesquisas envolvidas na Região Norte. Em síntese, a escolha da Região Amazônica para sediar o CBHE é resultante do reconhecimento da comunidade de historiadores da Educação em relação ao importante e competente trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da Região Norte”, afirmou.

373x212 02.09.2019 Abertura Congresso de História da Educação Benedito Nunes SITE 3X CBHE – O evento contou com uma programação diversa, que incluiu mesas com os temas História da Educação e Democracia; História da Educação e Diversidade Cultural; História da Educação: Diversidade Cultural dos Povos da Amazônia e História da Educação: Democracia e Diversidade Cultural, além de minicursos e o lançamento de mais de 40 livros.

“O congresso foi um sucesso. Tivemos 1163 inscritos e 883 trabalhos apresentados. Isso é muito, comparado à média de 700 inscritos que temos normalmente. As sessões foram muito produtivas, discutimos o que tem sido estudado no campo da educação, o que tem sido produzido sobre o tema no Brasil. Além disso, lançamos mais de 40 livros durante o evento. A SBHE completa 20 anos este ano, então é um evento muito especial. Todos que vieram para o congresso gostaram bastante, ficaram impressionados e esperam voltar a Belém e à UFPA”, contou a professora Laura Alves.

A SBHE – A Sociedade Brasileira de História da Educação é uma associação civil composta por professores e pesquisadores da área, radicados em várias regiões brasileiras. Criada em 1999, tem, entre suas missões, a de estimular diferentes formas de divulgação das produções em História da Educação. Um dos espaços construídos para esse fim tem sido o Congresso Brasileiro de História da Educação. Durante o evento, também é realizada a eleição e a posse da diretoria da SBHE.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Lucas Brito