Página inicial > Ultimas Notícias > Oficinas do Ciclo Expressões estão de volta para promover diversidade linguística e cultural

• Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2019, 15h24

Ciclo Expressões 7

As oficinas do Ciclo Expressões da Universidade Federal do Pará (UFPA) estão de volta! Na próxima terça-feira, dia 17, será realizada a oficina "Banguê e samba de cacete", no Auditório Paulo Mendes, no Instituto de Letras e Comunicação (ILC), a partir das 14h. A oficina será ministrada por Manuel Valente, doutorando em Antropologia e criador do Grupo de Dança Cametaoara.

Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Prointer), o objetivo do Projeto Expressões é dar visibilidade e promover a diversidade linguística e cultural da própria comunidade da UFPA, por meio de encontros em que pessoas ligadas à Universidade falam de um tema vinculado à sua identidade.

O evento tratará da diversidade cultural e linguística presente na região de Cametá, passando pela música, pela dança e pelo português marcado por uma influência indígena e africana. “Serão apresentados dados historiográficos, bem como a memória oral dos praticantes do samba de cacete e do banguê, com a execução de cantigas tocadas no momento da oficina por músicos de Cametá. Pretende-se ainda mostrar a identidade linguística do dialeto cametaês para o povo local”, explica Manuel Valente.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas aqui. Quem não se inscrever no evento também pode participar da oficina como ouvinte. Será emitido certificado de quatro horas para os participantes.

Expressões UFPA – As oficinas abordam diversos aspectos da diversidade linguístico-cultural da UFPA. Já ocorreram, no primeiro semestre, seis oficinas, que trataram sobre língua de sinais na literatura linguística, quilombos no Brasil, ensino de português para estrangeiros e as línguas fongbe, wai wai e Jamaican Creole.

Para este segundo semestre de 2019, estão sendo preparadas ainda oficinas sobre religiões afrobrasileiras e sua relação com a surdez, música tradicional do Benim, sobre um rito de passagem de grupo indígena maranhense, entre outras. “Uma das ideias mais importantes que temos em mente quando falamos em 'divulgar' e 'promover' a diversidade linguística é romper os estereótipos, por isso pedimos às pessoas que se apresentam nos encontros que escolham algum elemento que considerem próprio de sua comunidade. Assim fugimos das imagens mais gerais que costumamos associar a um certo país ou grupo e temos a oportunidade de conhecer algo de muito específico”, explica o professor Thomas Fairchild, coordenador do projeto.

Pessoas interessadas em fazer oficinas podem se candidatar para apresentação entrando em contato com a diretoria do ILC ou diretamente com o professor Thomas Fairchild, por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Oficina “Banguê e samba de cacete: a inormíssima fulhancada da floresta”
Local: Auditório Paulo Mendes (ILC)
Data: 17 de setembro
Hora: às 14h