Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Fotógrafo Luiz Braga fala sobre a periferia ribeirinha de Belém em palestra na UFPA
Início do conteúdo da página

Fotógrafo Luiz Braga fala sobre a periferia ribeirinha de Belém em palestra na UFPA

  • Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 15h22

Palestra Luiz Braga

O fotógrafo Luiz Braga apresenta, em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA, no dia 17 de setembro, às 9h, uma projeção comentada de seu trabalho "Periferia Ribeirinha de Belém - Uma paisagem de resistência", desenvolvido com o apoio do Programa Rumos Itaú Cultural. A exibição será realizada no auditório da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia da UFPA (PGITEC/UFPA) e o objetivo é mostrar o resultado desta pesquisa que marca o retorno do fotógrafo ao território onde consolidou sua obra desde os anos de 1980, quando era aluno do curso de Arquitetura da UFPA.

Realizadas entre os anos de 2018 e 2019, as imagens celebram a caboquice como um aspecto diferencial da cultura paraense e amazônida. Em suas andanças, Braga verifica que a sabedoria cabocla se impõe pela necessidade de driblar as carências, sobrevive espelhada nas cores, nas luzes e no trabalho duro, e que a paisagem ribeirinha resiste à gentrificação, com suas palafitas engenhosas, mas ele também vê e registra a visão panorâmica a partir do rio Guamá, antecipando o amontoado de prédios, com aparência de robôs, a empurrá-las rumo ao fundo do rio.

"Ao iniciar o projeto, desejava me ater aos grandes planos, mas, ao caminhar nas passagens, vielas e trapiches, meu olhar não pode se desviar dos seus habitantes, os detentores desse saber chamado caboquice, que nos diferencia do resto do mundo", lembra o artista.       

Luiz Braga conjectura ainda sobre o fato do termo caboquice ainda carregar um significado pejorativo, o que rejeita e considera injusto: "a pintura das casas e dos barcos com cores primárias, em combinações lindas e de geometria surpreendente, é pura caboquice, está presente nos gestos, na música, no jeito de falar, vestir e dançar", diz.

Serviço:
Palestra do fotógrafo Luiz Braga: Periferia Ribeirinha de Belém - Uma paisagem de resistência
Data: 17 de setembro de 2019, às 9h
Local: Auditório do PGITEC da UFPA (Campus II, Guamá)
Entrada franca

Texto e arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página