Página inicial > Ultimas Notícias > Pós em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas está com inscrições abertas até 25 de setembro

• Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 15h13

PPGDOC

O Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC), avaliado com nota 4 (quatro) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está com inscrições abertas até o dia 25 de setembro, para seleção de novas turmas. O edital oferta vinte vagas ​para o curso de Mestrado Profissional.

A pré-inscrição no processo seletivo ocorre via internet, por meio de formulário eletrônico disponível na página do programa. A efetivação da inscrição se dá com a entrega da documentação prevista no edital. O processo seletivo ocorrerá em três fases: Prova Escrita, Arguição Oral e Avaliação do Curriculum Vitae.

O programa, vinculado ao Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), possui duas linhas de pesquisa: “Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática para a Educação Cidadã” e "Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemáticas.".

Mestrado Profissional - O curso, que está previsto para se iniciar em março de 2020, pretende dar oportunidades para que professores da Educação Básica, em pleno exercício da profissão, possam desenvolver competências profissionais de diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades didáticas e capacidade de trabalhar em equipe em prol da gradativa melhoria do processo de ensino e de aprendizagem de Matemática e Ciências.

O curso diferencia-se do da especialização (Pós-Graduação lato sensu) em áreas de ensino pelo aprofundamento do conhecimento de metodologias de pesquisa e de aprendizagem, efetivo processo de produção do conhecimento sobre e na ação docente, bem como pela obrigatoriedade de desenvolvimento de um produto de ensino.

Sobre o PPGDOC - Criado em 2014, o programa possui caráter interdisciplinar e atualmente oferece o curso de Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, de natureza profissional. Tem como objetivo formar professores pesquisadores de sua própria prática, com capacidade analítica, crítica e de transformação de sua prática docente no ensino de Ciências e Matemática, com autonomia para o emprego e desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas em qualidade, tendo em vista a formação de cidadãos críticos e cientificamente alfabetizados.

Além disso, o programa busca aprofundar conhecimentos e proporcionar discussões de contribuições científicas e pedagógicas que propiciem tomadas de decisão na prática profissional docente, de forma a favorecer ou assegurar a aprendizagem na área, por estudantes da Educação Básica.

Texto e arte: Divulgação