Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Música da UFPA está com inscrições abertas para Cursos Técnicos de Nível Médio

• Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 15h00

Curso técnico música 2019

A Escola de Música da UFPA (EMUFPA) inscreve, até o dia 24 de setembro, alunos para o Processo Seletivo dos Cursos Técnicos de Nível Médio. São ofertadas 219 vagas, distribuídas entre os cursos de Instrumento Musical, Canto e Composição e Arranjo. As inscrições devem ser feitas on-line, no site do Centro de Processos Seletivos (CEPS). Mais detalhes podem ser conferidos no Edital.

Os cursos têm duração de dois anos. Os candidatos serão divididos em duas modalidades de inscrição: alunos que estão cursando e alunos que já concluíram o Ensino Médio. A seleção contará com Sistema de Cotas, com reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas; para candidatos de baixa renda; pessoas com deficiência e alunos que concluíram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas ou em escolas privadas, com bolsa integral.

Inscrições - Devem ser feitas pelo site do CEPS até às 17 horas do dia 24 de setembro. O candidato deverá cadastrar-se e, em seguida, preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição de acordo com as instruções. Ao final da solicitação, será emitido um boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00, aos inscritos em Ampla Concorrência. O pagamento deverá ser efetuado até o dia 4 de outubro.

Seleção - A seleção para os cursos será realizada em duas etapas. A primeira é obrigatória apenas nos casos de cursos ou habilitações com concorrência acima de cinco candidatos por vaga, quando os candidatos serão avaliados, em caráter eliminatório, por meio de vídeos produzidos por eles mesmos.

A gravação deverá ser feita "ao vivo", sem manipulação por softwares de melhoria de imagens e áudio. O candidato precisa estar sozinho e cantar ou tocar sem acompanhamento, pois a ideia é avaliar a musicalidade de cada estudante. O passo a passo para envio do vídeo está descrito no Edital do concurso.

Já a segunda e última etapa é obrigatória para todos os candidatos e consiste na realização de um exame prático e presencial de habilidades específicas em música. Os inscritos ao curso de Composição e Arranjo farão exames teórico e prático.

EMUFPA - A Escola de Música da Universidade Federal do Pará fica localizada na avenida Conselheiro Furtado, em Belém. Ela oferece cursos livres e técnicos periodicamente, além de espetáculos e concertos musicais. A EMUFPA promove também o fortalecimento das ações de pesquisa e extensão, por meio de grupos e projetos.

Entre os grupos residentes da EMUFPA estão a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, a Orquestra Sinfônica Paulo Keuffer, a Orquestra de Violoncelistas da Amazônia, a Orquestra Infantil de Violinistas Lícia Arantes, a Orquestra Infantojuvenil Helena Maia, a Orquestra Concertistas da EMUFPA, a EMUFPA Jazz Band, a SAM Band Pará, a Banda Sinfônica da EMUFPA, a UFPA Cello Ensamble, o Quinteto de Sopros, Duo Azulay e o Trio de Jazz da EMUFPA.

Inscrições para Cursos Técnicos de Nível Médio da EMUFPA
Data: até às 17h do dia 24 de setembro
Valor: R$ 50,00, com possibilidade de isenção
As inscrições devem ser feitas pelo site do CEPS