Página inicial > Ultimas Notícias > Estão abertas as inscrições para quem quiser participar do Auto do Círio 2019

Estão abertas as inscrições para quem quiser participar do Auto do Círio 2019

• Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 14h45

Auto do Círio cartaz2019

Estão abertas as inscrições para quem quiser participar na atuação do cortejo do Auto do Círio, programa de extensão da Universidade Federal do Pará promovido por meio da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA). O espetáculo-cortejo de Artes Cênicas em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré ocorre na sexta-feira que antecede o Círio e, este ano, está em sua 25ª edição. O percurso inicia-se na praça do Carmo e segue pelo bairro Cidade Velha, parando em palcos estratégicos montados junto aos palácios Lauro Sodré (Museu do Estado) e Antônio Lemos (Museu de Arte de Belém).

O tema da encenação em 2019 é “Maria: mãe de todas as matas”, que representa Nossa Senhora como a Amazônia e vice-versa. O cortejo buscará retratar entidades e encantarias do folclore paraense associadas à floresta, conforme explica o arquiteto e cenógrafo Tarik Coelho, coordenador do programa de extensão responsável pelo evento.

373x212 Auto Alexandre de MoraesAo longo do ano, o Auto do Círio oferta diversas oficinas, com mais de 20 professores colaboradores. “Alguns professores participam dos ensaios e do espetáculo, mas não do planejamento. Contando todos eles, o número cresce para quase 50 pessoas”, explica Tarik Coelho. A maior oficina realizada é a de preparação de elenco. As oficinas de Canto e Dança também são ministradas com frequência. A preparação para o cortejo leva em torno de seis meses.

“Quando lançamos o Auto, também abrimos as inscrições, que são realizadas na ETDUFPA. Na ficha de inscrição, há a opção ‘elenco’, para quem participa do grande elenco do cortejo. Também há ‘assistente de direção’, ‘assistente de coordenação’, ‘cenografia’ e outras áreas com as quais a pessoa pode colaborar. Cerca de 30% ou 40% dos participantes são alunos, os demais vêm da comunidade externa. Isso também ocorre na direção do espetáculo, que conta com pessoas que trabalham no Auto há mais de 15 anos e não têm vínculo com a UFPA”, explica o coordenador.

Todos os anos, um novo roteiro é criado, o qual apresenta referências às figuras maternas de diversas culturas, entidades que se assemelham ao perfil de Nossa Senhora. De acordo com Tarik Coelho, a decisão do tema é coletiva e tem a participação da equipe de criação. A estimativa anual do espetáculo é ter em torno de 65 mil espectadores.

Para ler a matéria completa, acesse o jornal Beira do Rio.

Inscrições para a oficina de preparação do elenco: até 27 de setembro, na ETDUFPA, localizada na rua Cônego Jerônimo Pímentel, 536-624 – Umarizal
Cortejo-espetáculo Auto do Círio/2019: 11 de outubro, sexta-feira.
Concentração na praça do Carmo – Cidade Velha, às 19h
Para mais informações: acesse @autodocirio no instagram e no facebook ou envie e-mail em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto: Flávia Rocha - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes