Página inicial > Ultimas Notícias > Evento debate experiências de um curso de campo em terra indígena Kayapó

Evento debate experiências de um curso de campo em terra indígena Kayapó

• Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 14h14

CAPA ÂPedroPeloso DJI 0029

Nesta quinta-feira, 19, será realizada a mesa-redonda “Educação Internacional na UFPA: perspectivas e experiências de um curso de campo na terra indígena Kayapó”. O evento ocorrerá no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFPA, é gratuito e não há necessidade de inscrição.

O evento tem como objetivo compartilhar e discutir as experiências de professores e estudantes da UFPA e do exterior no curso de campo “Conservação, Vida Social e Desenvolvimento entre o povo indígena Kayapó do sudeste da Amazônia” e do Projeto Pinkaiti, realizados pela parceria da aldeia A’Ukre, Associação Floresta Protegida (AFP), FUNAI, Universidade de Maryland e UFPA.

ÂPedroPeloso KP1 3695“O evento é uma oportunidade de explicar e discutir a história, o presente e a realidade do curso de campo nas terras indígenas Kayapó. O curso e o Projeto Pinkaiti são referências de colaboração com um povo indígena na área de conservação, desenvolvimento sustentável e educação internacional”, explica o professor Matthew Aruch, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, palestrante do evento.

“O professor Matthew Aruch está terminando uma bolsa Fulbright aqui, no Brasil. Esse trabalho faz parte do seu doutorado com a comunidade indígena Kayapó, avaliando a percepção da comunidade sobre o curso de campo. Aproveitamos a passagem dele por Belém para reunir alguns instrutores e alunos do curso, com o objetivo de a comunidade conhecer o trabalho que nós, da UFPA, estamos fazendo junto ao povo Kayapó”, conta o professor Pedro Peloso, coordenador do evento.

ÂPedroPeloso KP1 3779Programação – A mesa contará com a presença do professor Juarez Pezzuti, da UFPA, que fará a abertura ao evento, seguido pelo professor Matthew Aruch, que falará do curso de campo como um exemplo da educação internacional, conservação e desenvolvimento sustentável. Depois dele, falarão o professor Pedro Peloso e a mestranda Jordana Guimarães, que tratarão dos temas “Antropologia, Biologia e conservação na terra indígena Kayapó: lições sobre a diversidade biocultural da Amazônia” e “Aprender, integrar e refletir: 15 dias na terra indígena Kayapó”.

Associação Floresta Protegida – Criada em 2002, a Associação Floresta Protegida (AFP) é uma organização indígena sem fins lucrativos que representa mais de 20 comunidades do povo Kayapó, para a proteção de seus territórios e recursos naturais, apoio do desenvolvimento de alternativas sustentáveis de geração de renda e valorização do patrimônio cultural desta etnia. A AFP é parceira de universidades, instituições e organizações para projetos que incluem cursos e pesquisas relacionados com a conservação da fauna e da flora amazônicas.

Educação Internacional na UFPA: perspectivas e experiências de um curso de campo na Terra Indígena Kayapó
Data:quinat-feira, 19 de setembro
Local: Auditório Professor João Paulo Mendes (ICB)
Hora: às 10h