Página inicial > Ultimas Notícias > Audiência pública debate o fechamento de escolas públicas do campo no Pará

Audiência pública debate o fechamento de escolas públicas do campo no Pará

• Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 15h04

AudiênciaPública FechamentodeEscolas

Será realizada, no próximo dia 27, às 14h, uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). A audiência tem como objetivo debater com representantes de diversos setores da Educação e com a sociedade o fechamento de escolas públicas do campo, no Estado.

A audiência é organizada pela Comissão de Direito à Educação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pela Comissão de Direitos Humanos da Alepa e pelo Fórum Paraense de Educação no Campo (FPEC), vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA). Ela tem o apoio do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado do Pará  e contará com a presença da procuradora federal dos Direitos do Cidadão Deborah Duprat.

“É fundamental garantir a efetivação dos direitos humanos e sociais conquistados pelas classes trabalhadoras e pelos povos tradicionais e camponeses, em que se inclui a educação pública, gratuita e de qualidade, e fortalecer as ações de combate ao fechamento de escolas existentes e pela construção de novas escolas”, explica o professor Salomão Hage, da coordenação do FPEC. Segundo dados do INEP, cerca de 1.700 escolas do campo foram fechadas entre 2014 e 2018 no Estado do Pará, e 2.000 encontram-se paralisadas.

A audiência é aberta a todos que desejarem dela participar e assistir a ela.

Graduação em Educação do Campo – O curso de Licenciatura em Educação do Campo visa atender à demanda por formação superior dos educadores das escolas do campo, com efetivo exercício nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio das redes de ensino. A UFPA oferta 270 vagas anuais para o curso nos Campi de Abaetetuba, Altamira e Cametá. A seleção para o curso é feita por meio de Processo Seletivo Especial (PSE), que está com inscrições abertas até o dia 30 de setembro, no site do Ceps.

Audiência Pública: fechamento de escolas do campo, no Estado do Pará
Hora: às 14h
Local: Auditório da ALEPA (Rua do Aveiro, 130, Cidade Velha)

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA