Museus da Secult abrem as portas para o público interagir com histórias e memórias
O ano de 2019 se iniciou com a perda do prédio e da maioria do acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Em meio ao caos, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a rede de museus e a sociedade precisavam pensar em novas formas de prevenção, gestão e manutenção dos espaços de preservação da cultura e da memória brasileira. A 13ª Primavera dos Museus, que ocorrerá no período de 23 a 29 de setembro em todo o país, é um esforço para mobilizar os visitantes dos museus na aventura de conhecer, preservar e compartilhar o patrimônio memorial. Em Belém, o evento envolverá os museus ligados ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e terá participação de pesquisadores da UFPA.
Com o tema "Museus por dentro, por dentro dos museus", a 13ª Primavera dos Museus é um convite a experimentar um novo olhar, explorando os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos legais, éticos, técnicos e científicos, aos quais as coleções e as estruturas são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação com pessoas ou grupos sociais.
Portas abertas - De acordo com Armando Sobral, diretor do SIMM, durante uma semana os museus estarão com entrada gratuita e portas abertas, para que a sociedade tenha a possibilidade de conhecer os acervos e as atividades que essas instituições desenvolvem na preservação e conservação da memória coletiva. "Alguns têm a ideia de que museus são grandes prédios parados no tempo, e essa é uma visão que precisa ser desconstruída, pois aqui o trabalho é duro, sistemático e diário para resguardar um material rico, que pertence à memória de cada um de nós", ressaltou.
A programação é cultural, artística e científica. Haverá palestras que terão a participação de professores da UFPA, como Aldrin Figueiredo (PPGHSA/UFPA) e Goretti Tavares (Geotur/UFPA), ambos vinculados ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas; além de Marisa Mokarzel (PPGA/UFPA), Renata de Godoy (PPGA/UFPA), Orlando Maneschy (FAV/UFPA), Flávia Palácios (FAV/UFPA) e Carmem Silva (FAV/UFPA), todos do Instituto de Ciências da Arte.
A 13ª edição da Primavera dos Museus - iniciativa de âmbito nacional - é uma temporada cultural promovida pelo Ibram. No Pará, a realização é do governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).
Para a secretária de Estado de Cultura, Úrsula Vidal, é mais uma ação que "pensa uma cidade para pessoas", com base em conceitos democráticos que estimulam o acesso aos bens culturais. "Belém tem equipamentos museais muito importantes e um acervo histórico riquíssimo. Promover o diálogo entre o patrimônio arquitetônico, as novas dinâmicas urbanísticas e a extroversão e difusão do acervo de nossos museus é pensar a cidade em suas dimensões culturais, turísticas e econômicas. É promover a discussão de novos modelos de desenvolvimento e cidadania cultural", afirmou a secretária.
Para acessar a programação completa, clique aqui.
Texto e foto: Divulgação Agência Pará
Redes Sociais