Página inicial > Ultimas Notícias > Hemopa faz nova campanha de coleta de sangue entre servidores, alunos e visitantes da UFPA

• Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 14h54

13.03.2019 Coleta de sangue calouros Foto Alexandre de Moraes 1.2

Nos dias 25 e 26 de setembro, a Universidade Federal do Pará (UFPA) contará com a presença de uma Unidade Móvel do Hemopa, para coletar sangue de servidores, alunos e visitantes que estejam interessados em se tornar doadores. A coleta ocorrerá das 8h às 16h, ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN).

A iniciativa tem o intuito de contribuir para a manutenção do estoque de sangue do hemocentro, para o atendimento das demandas da população, além de ampliar o cadastro de doadores de medula óssea.

Os hemocentros regionais são responsáveis por cadastrar os interessados em se tornar doadores de medula óssea. Os dados são agrupados em um registro único e nacional (Redome). Uma mesma pessoa pode ser voluntária para a doação de sangue, doação de medula ou de ambos. É importante que este desejo seja explicitado no momento do cadastro e que esse cadastro seja mantido atualizado em caso de troca de endereço, telefone etc.

Quem pode doar? - Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Pessoas menores de 18 anos precisam vir à UFPA acompanhadas dos responsáveis para efetuar a doação. Lembrando que homens podem doar sangue de dois em dois meses; e mulheres, a cada três meses.

No caso do cadastro de medula óssea, as informações são repassadas ao registro nacional para que, em caso de necessidade, o doador possa ser localizado de maneira informatizada. O doador deve lembrar que irá permanecer no registro até completar 60 anos de idade e que a convocação para realizar a doação pode demorar alguns anos ou nem chegar a ocorrer.

Biblioteca Parceira, Usuário Solidário – Os alunos da UFPA que doarem sangue também poderão receber benefício e terão sua situação de suspensão na Biblioteca Central normalizada, graças à campanha “Biblioteca Parceira, Usuário Solidário”.

Para regularizarem a situação na Biblioteca Central, é preciso apresentar aos bibliotecários um comprovante de doação de sangue dos últimos dois meses. Quem ainda não doou sangue e estiver impossibilitado de fazer a coleta durante a visita da Unidade Móvel pode ir ao Hemopa e identificar-se com o código 263, criado pela Fundação especificamente para essa campanha.

>> Campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea
Data: 25 e 26 de setembro
Local de atendimento: ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes, UFPA – Guamá, Campus Básico.

>> Campanha Biblioteca Parceira, Usuário Solidário
Endereço do Hemopa: Tv. Padre Eutíquio, 2109 - Batista Campos, Belém - PA, 66033-000
Horário de Funcionamento: das 7h30 às 18h (de segunda a sexta) e das 7h30 às 17h (aos sábados)
Código da Campanha no Hemopa: 263