Página inicial > Ultimas Notícias > Próxima edição do Projeto de Extensão Roteiros Geo-Turísticos será pelo bairro Cidade Velha

• Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 15h06

CONVITE ROTEIRO CIDADE VELHA 28 DE SETEMBRO DE 2019

Um tour pela Cidade Velha — essa será a próxima edição do Projeto de Extensão Roteiros Geo-Turísticos da Universidade Federal Do Pará (UFPA), que irá ocorrer no dia 28 de setembro de 2019. Coordenado pela professora Goretti Tavares, esta edição marca a junção do projeto ao programa do governo federal, intitulado “Primavera dos Museus”. Com saída do Forte do Presépio, às 8h30, o evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas aqui.

Em parceria com o Grupo de Estudo de Geografia do Turismo (GEOTur) da UFPA, o evento visa proporcionar aos moradores da Região Metropolitana de Belém uma oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre a importância social, política e econômica da área, bem como visitar os patrimônios culturais da Cidade Velha.

Roteiro - A caminhada turística se inicia no Forte do Presépio, às 8h30min, e seguirá o seguinte trajeto: Feira do Açaí, Complexo Feliz Luzitânia, rua Siqueira Mendes, Praça e Igreja da Sé, rua Joaquim Távora, Largo e Igreja de São João, rua Tomázia Perdigão, Palácio do Governo, Prefeitura, praça Dom Pedro II, IHGP, rua Padre Champagnat e, por fim, a chegada no Museu do Círio.

Para os interessados em participar do trajeto, algumas observações e recomendações importantes são feitas pela coordenação do GGeoTur, como usar tênis, boné, protetor solar e roupas leves, e, se possível, levar guarda-chuva ou capa, pois a caminhada pode ser realizada mesmo com chuva. Durante o passeio, não haverá entrada nos prédios.

Primavera dos Museus -  Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus, o programa é uma ação anual que estende sua programação durante uma semana. O evento visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema, o qual é escolhido pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram.

Geralmente, o evento ocorre na semana que inicia a estação da primavera e tem como objetivos: promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante das instituições e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Geo-Turísticos - Premiado nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2016, na categoria de Projetos de Iniciativas de Excelência em Promoção e Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural, o Projeto Roteiros Geo-Turísticos existe há oito anos e conta com dez roteiros desde sua primeira edição, em 2011, passando por pontos turísticos da cidade e de grande valor histórico para a população paraense, como  Ver-o-Peso, Belle Époque, Campina, Reduto, Batista Campos, Umarizal e Estrada de Nazaré.

Os roteiros também ocorrem fora do centro de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores, como em Cametá, coordenado pelo professor do curso de Geografia da UFPA, José Carlos Cordovil, e em outras cidades, como Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras.

Serviços:
Edição do Projeto de extensão Roteiros Geo-Turísticos pela Cidade Velha
Data: 28 de setembro de 2019
Local: saída do Forte do Presépio
Hora: às 8h30
O projeto também conta com um canal no youtube.
Inscrições, acesse aqui.

Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA