Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Sahaja Yoga promove integração das esferas física, mental, emocional e social de atuação humana

• Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 15h15

Projeto Sahaja Yoga1

Para usar a meditação como uma ferramenta no controle do estresse e da manutenção preventiva de diversas doenças, está ocorrendo, na Universidade Federal do Pará, o Projeto Sahaja Yoga. O objetivo é realizar a integração das esferas física, mental, emocional e social de atuação humana. O projeto ocorre às 17h30, nas quartas-feiras, no auditório do Laboratório de Física (FACFIS/UFPA). A ação é gratuita e aberta ao público.

A Sahaja Yoga é um método de meditação que proporciona equilíbrio interno no funcionamento do corpo, mente e emoções, permitindo melhor desempenho no âmbito social e profissional. “Nosso corpo possui "chakras", que são centros de energia, responsáveis por cuidar de várias áreas da nossa vida, desde o bem-estar físico, mental, emocional, até mesmo material. Então nós vamos equilibrar, realinhar esses centros, pois eles podem levar a pessoa a ter até problemas de saúde, quando estão desequilibrados”, afirma Prasad Rao, ministrante das meditações no projeto.

Os métodos usados no projeto consistem em palestras de caráter teórico e prático que explicam sobre os "chakras", identificando os problemas e as maneiras de fortalecê-los. As aulas são adaptadas para os iniciantes e para quem medita regularmente. Em muitas Instituições de Ensino Superior, o Sahaja Yoga é usado para melhorar o desempenho estudantil e combater o deficit de atenção, a depressão e o suicídio. “Para os estudantes, isso é vital. Tranquiliza-os, melhora sua atenção e concentração”, garante Prasad Rao.

Sahaja Yoga – O projeto foi criado por Shri Mataji Nirmala Devi, em 1970, e é praticado em mais de 120 países. No Brasil, existe desde 1989, representada pela Vishwa Nirmala Dharma Sociedade Sahaja do Brasil, instituição sem fins lucrativos, que visa à divulgação da técnica de meditação por meio de diversos centros, nas principais cidades do País.

Curso gratuito de meditação – Projeto Sahaja Yoga
Data: Quartas-feiras
Local: Auditório do Laboratório de Física (FACFIS/UFPA) – Ensino – Setorial Básico
O calendário de atividades está disponível aqui.
Mais informações no site do projeto

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA