Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA divulga abertura de dois Processos Seletivos Especiais para admissão em 2020

• Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 17h18

pse2019

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulga a abertura de dois Processos Seletivos Especiais para admissão em 2020. Os candidatos vão concorrer a vagas no curso de Educação do Campo, ofertado nas cidades de Abaetetuba, Altamira e Cametá, e no curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Linguagens, na cidade de Mocajuba. As inscrições para ambos os PSE pode ser feita aqui.

Para o curso de Educação do Campo (PSE UFPA 2020-3) serão ofertadas 270 vagas. As inscrições ocorrerão até o dia 30 de setembro. O PSE ocorrerá em duas etapas: a primeira é a prova objetiva e a redação em Língua Portuguesa; e a segunda é a entrevista pessoal. O candidato será selecionado conforme a oferta de vagas na sua localidade (Abaetetuba, Altamira ou Cametá) e de acordo com o seu desempenho nas etapas de seleção.

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo se destina à seleção de candidatos que sejam: agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros povos tradicionais. Os candidatos devem atuar como educadores do campo, habitar no campo e pertencer a comunidades do campo, sem formação de nível superior iniciada ou concluída.

Já no curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Linguagens (PSE UFPA 2020-2) serão ofertadas 24 vagas que não foram preenchidas no PSE anterior. A inscrição será feita até o dia 11 de outubro. As vagas são destinadas aos candidatos que, no Enem/2018, obtiveram pontuação maior ou igual a 500 (quinhentos) na redação. Não haverá aplicação de provas. A seleção será feita com base nos resultados dos candidatos no Enem/2018.

Inscrição – De acordo com o edital para o PSE do curso de Educação do Campo, as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro, no site. Não há taxa de inscrição, porém os candidatos devem gerar e imprimir o “boleto de pagamento”, para comprovar sua inscrição no PSE/UFPA 2020-3. O candidato PcD deve informar, no ato da sua inscrição, em campo próprio, o tipo de atendimento compatível com a sua deficiência para a realização da prova.

Para homologar a inscrição, os candidatos deverão entregar o boleto de pagamento, o histórico e diploma escolar do Ensino Médio e a declaração de pertencimento nos locais indicados no edital.

Caso encontrem dificuldades em realizar a inscrição, os candidatos podem ir à faculdade de Etnodiversidade (campus de Altamira), à faculdade de Educação do Campo (campus de Cametá) ou à faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (campus de Abaetetuba), onde receberão auxílio presencial.

Para se inscrever no curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Linguagens, os candidatos deverão acessar o link. As inscrições vão até o dia 11 de outubro. De acordo com o edital, a taxa de inscrição é de R$ 15,00 (quinze reais). O pagamento da taxa deve ser feito até o dia 16 de outubro, via boleto bancário, que deverá ser impresso pelo candidato ao fim de sua solicitação de inscrição, seguindo as instruções contidas no próprio boleto.

O recolhimento da taxa de inscrição será feito em nome da Universidade Federal do Pará (UFPA). No caso de haver candidato com mais de uma taxa de inscrição paga, será considerada a que apresentar o mais alto número de protocolo. Em hipótese alguma será ressarcido o valor da taxa de inscrição.

Divulgação da abertura de dois Processos Seletivos Especiais – 2020

30 de setembro - Fim da inscrição no curso de Educação do Campo

Link do edital e inscrição.

11 de outubro - Fim da inscrição no curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Linguagens.

Link do Edital e inscrição

Mais informações no site