Página inicial > Ultimas Notícias > Ambulatório do Sono do Hospital Bettina Ferro é tema de Congresso sobre o sono

Ambulatório do Sono do Hospital Bettina Ferro é tema de Congresso sobre o sono

• Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 15h00

congressodosono

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) é o único hospital público do Pará a dispor do Ambulatório do Sono, vinculado à Unidade de Otorrinolaringologia. Por ser 100% Sistema Único de Saúde (SUS), a população tem acesso gratuito completo, do diagnóstico até as formas de tratamentos, incluindo a realização gratuita do exame de polissonografia, responsável pelo monitoramento do comportamento da pessoa enquanto ela dorme. Diante da sua importância para a comunidade médica, o serviço oferecido pelo HUBFS será tema no I Congresso Norte de Medicina do Sono, que acontece neste final de semana, no auditório do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).

Desde 2014, o HUBFS oferece o exame de polissonografia para fazer o diagnóstico dos pacientes que apresentam queixas do sono. A apneia do sono é o distúrbio respiratório detectado com mais frequência, em geral, nas pessoas do sexo masculino.

Segundo o chefe do Ambulatório do Sono, José Roberto Capeloni, a apneia ou parada da respiração é uma patologia que o indivíduo apresenta com breves e repetidas interrupções da respiração (apneias) no período que dorme. "São geradas pelas obstruções transitórias da passagem do ar pela garganta em poucos segundos e que precisam ser tratadas para oferecer ao paciente qualidade de vida", explica o otorrinolaringologista. Por esse motivo, reitera a necessidade de o paciente fazer o exame de polissonografia.

Para quem tem queixas do sono e busca atendimento pelo SUS, o passo inicial para o atendimento no Bettina Ferro é ser encaminhado de uma Unidade Básica de Saúde, onde passará por uma triagem na Otorrinolaringologia e, posteriormente, pelo Ambulatório do sono.

Evento - A realização do I Congresso Norte de Medicina do Sono é da Associação Paraense de Otorrinolaringologia (Aporl) e as inscrições continuam abertas. Os interessados podem reservar as vagas pelo site www.congressonortesono.com, efetuando o pagamento da taxa de inscrição, que será revertida para a Unidade de Otorrinolaringologia do HUBFS.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Arte: Divulgação