Página inicial > Ultimas Notícias > II Encontro de História do Livro da Amazônia inscreve trabalhos até dia 30 de setembro

• Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 15h00

2 Encontro Historia do Livro na Amazonia

Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para submissão de trabalhos no II Encontro de História do Livro da Amazônia (EHLDA). O evento será realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), campus universitário de Abaetetuba, nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2020. Com o tema “Da escrita em pedra à tela do computador”, o encontro tem como objetivo promover a socialização e o intercâmbio de pesquisas em história do livro no Brasil e no mundo. A programação será aberta a todos os públicos e as inscrições podem ser feitas aqui.

Em sua segunda edição, o EHLDA busca agregar profissionais e alunos de diferentes áreas do conhecimento e, dessa forma, discutir as principais temáticas e fontes de investigação em história do livro no Brasil e no mundo, fortalecer as pesquisas em desenvolvimento sobre a História do Livro na Amazônia, assim como incentivar as novas pesquisas na área de História do Livro e fomentar discussões sobre a história do livro em confronto com a história da Educação no Brasil.

De acordo com a organizadora, professora Ray Duarte, a discussão sobre história do livro na Amazônia é de especial relevância para o II EHLDA, isso porque coloca em foco intelectuais paraenses muito importantes para a história da Educação brasileira/paraense da segunda metade do século XIX e do início do século XX, e, assim, contribui para destacar os paraenses na galeria dos mais honrosos intelectuais, que produziram livros escolares no Brasil e fora dele.

“Espera-se que os temas discutidos no II EHLDA contribuam para o fortalecimento das pesquisas em história do livro na Amazônia, no Brasil e no mundo, buscando-se entender como o sujeito se constituiu nesse processo histórico que envolve a história do livro, desde a escrita em pedra até os suportes digitais da contemporaneidade, por meio das diferentes formas de sociabilidade, das metodologias educacionais, dos saberes culturais, dos discursos e das práticas”, afirma Ray Duarte.

O EHLDA conta com palestras, mesas de debate, sessões de comunicação e lançamento de livros. Incluindo a presença de pesquisadores de várias regiões do Brasil, que irão debater temas importantes sobre a história do livro em diferentes suportes, desde a escrita em pedra até os livros digitais da contemporaneidade.

Inscrições - Poderão participar do II EHLDA alunos de graduação e de pós-graduação, docentes, pesquisadores e a comunidade em geral. As inscrições poderão ser feitas em duas modalidades: participante ou ouvinte.

As inscrições para participantes poderão ser realizadas até 30 de setembro de 2019. Já As inscrições para ouvintes poderão ser realizadas até 30 de abril de 2020. Ambas as inscrições devem ser feitas pelo preenchimento do formulário on-line disponível aqui. O valores dos lotes de inscrições variam conforme informado no site do evento.

O resumo dos trabalhos deverá ser encaminhado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com indicação de um dos 14 grupos temáticos (GT), disponíveis no site do evento. O trabalho completo será publicado no e-book do evento.

EHLDA - É um evento  científico organizado  pelo  Grupo  de  Estudo  em  História  do  Livro  Didático  da Amazônia (GEHLDA), coordenado pela professora Ray Duarte, do campus universitário de Abaetetuba da UFPA. “O grupo foi criado com o fim de desenvolver pesquisas e fomentar discussões acadêmico-científicas sobre a produção, a edição, a comercialização, a difusão, o consumo, a regulamentação e a circulação de livros escolares na Amazônia dos séculos XIX e XX e   desenvolver estudos descritivos, analíticos e descritivos de fenômenos da linguagem em livros escolares dos séculos XIX  e  XX”, expõe a coordenadora Ray Duarte.

Serviços:

Inscrições abertas até o dia 30 de Setembro para submissão de trabalhos no II Encontro de História do Livro da Amazônia (EHLDA).

Data:  Participantes, até dia 30 de setembro de 2019; ouvintes, até dia 30 de abril de 2020.

Hora: Início às 10h.

Local: UFPA, campus universitário de Abaetetuba.

Inscrições disponíveis aqui.

Para mais informações acesse o site do evento.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA