Projeto de Extensão Roteiros Geoturísticos percorre o complexo do Ver-o-Peso ao porto de Belém
No próximo dia 6 de outubro de 2019, o Projeto de Extensão Roteiros Geoturísticos da Universidade Federal do Pará (UFPA) irá percorrer o complexo do Ver-o-Peso ao porto de Belém, como parte integrante do Projeto Circular. A saída será do hall de entrada no Terminal Turístico da Estação das Docas, às 8h30. O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas aqui.
Organizado pelo Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (GGeoTur) da UFPA, e coordenado pela professora Goretti Tavares, o projeto Roteiros Geoturísticos busca promover caminhadas a pé, gratuitas, no centro histórico de Belém, para abordar o patrimônio material e imaterial, cultural e ambiental da cidade, por meio da apresentação da geografia, da produção do espaço, da história e da arquitetura da cidade.
Roteiro - A caminhada turística pelo complexo do ver-o-Peso ao porto se inicia na Estação das Docas, às 8h30, e passará por pontos importantes de Belém, como praça do Pescador, o complexo do Ver-o-Peso, Solar da Beira, Erveiras, igreja e largo das Mercês, praça dos Estivadores, point do Açai, praça Pedro Teixeira, prédio da CDP, porto e escadinhas do porto, Estação das Docas, e, por fim, a chegada no forte São Pedro Nolasco.
Para os interessados em participar do trajeto, algumas observações e recomendações importantes são feitas pela coordenação do GGeoTur: o participante deverá ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves e, se possível, levar guarda-chuva ou capa, pois a caminhada pode ser realizada mesmo com chuva. Durante o passeio, não haverá entrada nos prédios.
Geoturísticos - O projeto já soma mais de dez roteiros, que visitam pontos turísticos e de grande valor histórico para a população paraense, como Ver-o-Peso, Belle Époque, Campina, Reduto, Batista Campos, Umarizal, Estrada de Nazaré. Fora do centro de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores, o projeto também já foi realizado nas cidades de Cametá, Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras.
Curiosidade - Em parceria com o Geoturístico, o Projeto Circular emerge da necessidade de revalorizar o Centro Histórico da Cidade de Belém, atento ao potencial da diversidade de espaços, coletivos e empreendimentos culturais. Com a adesão de um número cada vez maior de membros, o projeto organiza atividades culturais em estabelecimentos e praças públicas da região e mobiliza processos educativos para jovens e adultos dos bairros do projeto e para os demais circulantes interessados.
Serviços:
Roteiros Geoturísticos e Projeto Circular, juntos pelo complexo do Ver-o-Peso
Data: 6 de outubro, domingo.
Local: hall de entrada no terminal turístico da Estação das Docas.
Hora: às 8h30.
Para inscrições, acesse aqui.
O projeto também conta com um canal no youtube.
Para mais informações, acesse o facebook do Roteiros Geoturísticos.
Saiba mais sobre o Projeto Circular, aqui.
Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Divulgação
Redes Sociais