Página inicial > Ultimas Notícias > Campanha “É da nossa conta” reforça a importância do uso racional de energia na UFPA

• Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2019, 15h00

Arte Evento Energia Elétrica portal

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre os impactos do desperdício de energia elétrica e atentando à escassez de recursos financeiros nas universidades brasileiras, a UFPA está lançando a campanha “É da nossa conta”, que pretende reforçar a importância do uso racional de energia através da adoção de hábitos sustentáveis. A campanha será oficialmente lançada no dia 9 de outubro, às 16h, no Espaço Cultural “Vadião”.

“A iniciativa surge num contexto de economia e de otimização de recursos por parte da gestão superior da universidade, proposta bem assimilada pelo corpo dirigente das unidades acadêmicas e administrativas da instituição. A partir daí, a equipe que atua na implementação do Plano de Logística Sustentável formulou a proposta do evento e as ações que serão realizadas a partir de agora na UFPA. É da nossa conta, portanto, buscar economizar energia elétrica e de promover ações de eficiência energética, em parceria com toda a comunidade universitária”, explica João Cauby, Pró-Reitor de Administração (Proad) e idealizador da inciativa.

“A campanha foi pensada e planejada pela equipe que coordena o Plano de Logística Sustentável levando em consideração um objetivo mais amplo de promoção da sustentabilidade ambiental e social, num momento histórico de mudanças de padrões de consumo e de fruição de bens que são finitos e que têm custos financeiros e ambientais e que, portanto, devem ser utilizados racionalmente, em benefício de toda a coletividade”, continua o pró-reitor. A campanha é parte, ainda, do projeto Gestão Energética e Campus Inteligente, que está sendo elaborado em parceria com o Centro de Excelência em Eficiência Energética – CEAMAZON.

Segundo João Cauby, a iniciativa pretende cumprir duas metas principais. Uma delas é conscientizar a comunidade universitária da necessidade de utilizar energia elétrica racional, para diminuir custos e aproveitar os ganhos advindos da eficiência energética em outras ações de infraestrutura, ensino e pesquisa. “Outra meta é adquirir e utilizar equipamentos e produtos mais sustentáveis dentro da UFPA; trocando os atuais, por exemplo, as lâmpadas e condicionadores de ar, por outros mais eficientes e econômicos, ação que a Prefeitura Multicampi já vem realizando, em consonância com o Plano de Desenvolvimento da Universidade”.

Programação – O evento de lançamento da campanha se iniciará às 16h, com a abertura oficial, seguida de vídeos de servidores e alunos demonstrando práticas de economia de energia em suas unidades, um diálogo sobre sustentabilidade energética na UFPA e programação cultural.

Abertura da Campanha “É da sua conta”

Data: 09/10

Local: Vadião