Página inicial > Ultimas Notícias > Simpósio e Diplomação de Novos Membros Afiliados da ABC Regional Norte será na UFPA

• Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 15h00

abc

Será realizado na próxima quinta-feira, dia 10, o Simpósio e Diplomação de Novos Membros Afiliados da ABC Regional Norte. Organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), o evento contará com a apresentação das pesquisas dos cientistas que serão diplomados. O simpósio será realizado no Auditório da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores (Sege), na Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Anualmente, a ABC seleciona até 30 cientistas de até 40 anos para compor o quadro de membros por cinco anos. São selecionados cinco cientistas por Região (Norte; Nordeste e Espírito Santo; Minas Gerais e Centro Oeste; Sul; São Paulo e Rio de Janeiro). Dos cinco cientistas escolhidos para 2019, somente quatro serão diplomados, são esses: Leandro Juen (Ciências Biológicas/UFPA), Marilia Danyelle Nunes Rodrigues (Ciências Biológicas/UFRA), Renan Campos Chisté (Ciências da Engenharia/UFPA) e Valéria Lima Carvalho (Ciências Biomédicas/IEC).

“Fiquei bastante feliz com a indicação de ser membro filiado, representando a região Norte. Em um momento tão importante, em que a pesquisa e o ensino no Brasil vem sendo tão contestados, a oportunidade de participar de uma entidade que tem como objetivo promover a ciência brasileira de qualidade, visando dar subsídios científicos para a formulação de política públicas no país, é muito prazeroso e gratificante. Isso é uma oportunidade adicional para pautas importantes da região Norte serem discutidas dentro da sociedade”, afirma o professor Leandro Juen.

Segundo o professor, a indicação é um reconhecimento por todo o trabalho de pesquisa e ensino que o grupo de biodiversidade da UFPA vem realizando ao longo dos anos por meio dos cursos de graduação do Instituto de Ciências Biológicas e dos programas de Pós-graduação em Ecologia (PPGEco), Pós-graduação em Zoologia (PPGZool) e Pós-graduação em Ecologia e Pesca (PPGEAP). “Para mim isso é muito importante, uma vez que o ensino aliado a ciência de qualidade pode fazer a diferença na vida das pessoas, contribuindo não só para a preservação do meio em que vivem, mas também oferecendo maior acesso à educação e consequentemente reduzindo a desigualdade social”.

O Simpósio é aberto ao público. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. A programação pode ser acessada aqui.

ABC – A Academia Brasileira de Ciências, fundada em 1916, é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico do país, a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações.

Simpósio e Diplomação de Novos Membros Afiliados da ABC Regional Norte

Data: 10 de outubro

Local: Auditório da Sege (terceiro andar da Reitoria da UFPA)

Inscrições aqui.

Mais informações: site do evento e Facebook.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Divulgação