Pesquisadores e estudantes franceses virão a Belém celebrar cooperação com a UFPA
Entre os dias 7 e 11 de outubro, pesquisadores e estudantes franceses virão a Belém, como parte de uma ação de cooperação internacional através do projeto “IBIS -Integração, Biodiversidade e Socioecologia - ordenamento territorial na zona Amazônia-Caribe”. O projeto tem financiamento binacional, e é coordenado pelas professoras Lise Tupiassu e Luly Fischer, do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA).
O grupo participará da VII Semana de Cooperação Científica Internacional Amazônia–Caribe. Este é o principal evento anual realizado pelo Projeto IBIS. O evento é realizado em parceria entre UFPA, Cesupa e LC2S, com apoio de inúmeras instituições nacionais e internacionais. O evento conta com uma série de sub-eventos e é realizado em muitas cidades, permitindo a realização de seminários, oficinas, lançamento de obras, visitas técnicas e expedições científicas. Alguns eventos serão abertos ao público e outros contarão com participação restrita aos membros dos projetos abrangidos pela cooperação.
Os eventos abertos ao público são o IV Seminário de Tributação e Direitos Humanos: sistema tributário para Amazônia Sustentável, o I Seminário Federalismo e(m) Desenvolvimento e o VII Seminário internacional de cooperação científica Amazônia-Caribe: sustentabilidade, risco e resiliência territorial. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.
Após o evento em Belém, as equipes irão à Canaã dos Carajás e Parauapebas, onde será realizada a Escola Temática PLASTIC (Planificação espacial resiliente em territórios sob risco), acompanhada de visitas técnicas para melhor entendimento sobre a realidade do sudeste paraense. O evento no sudeste paraense contará com cerca de 40 pesquisadores e estudantes vindos de várias partes do mundo, sendo realizado em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa Científica francês e o Laboratório de Excelência CEBA.
IBIS – O projeto, financiado pelo programa CAPES-COFECUB, possui financiamento brasileiro, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub). Trata-se de um projeto de cooperação científica entre pesquisadores brasileiros e franceses, dedicado à discussão de políticas públicas territoriais pensadas para a Amazônia brasileira em diferentes escalas, para aperfeiçoar o que existe. O projeto tem foco multidisciplinar, procura produzir conhecimento a partir das pesquisas de pós-graduação e facilitar a apropriação desse conhecimento por gestores.
“O projeto IBIS visa aprofundar a cooperação entre pesquisadores brasileiros e franceses e estruturar as equipes em uma rede multidisciplinar dedicada à formação de especialistas capazes de propor mecanismos de planejamento que combinem o conhecimento urbano e agroambiental. Para isso, o projeto baseia-se no estudo de casos emblemáticos na Amazônia, à luz da experiência técnica desenvolvida na França”, explica a professora Ana Cláudia Cardoso, participante do projeto.
Serviço:
VII Semana de Cooperação Científica Internacional Amazônia–Caribe
Data: 7 a 11 de outubro
Locais: Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Auditório Ney Sardinha (Cesupa); Espaço Multiuso do ICJ (UFPA)
Inscrições aqui.
Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Reprodução Google
Redes Sociais