Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Educação realiza seminários sobre políticas educacionais

• Publicado: Domingo, 06 de Outubro de 2019, 13h00

ppged

Estão abertas, até o dia 7 de outubro de 2019, as inscrições para submissão de trabalhos no III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores (III SIPPECFP) e o XIV Seminário Nacional de Políticas Públicas e Currículo (XVI SNPPC), que ocorrerão de 25 a 27 de novembro. Organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará (UFPA), a programação do evento visa construir os processos de debates sobre educação no âmbito das políticas públicas educacionais, das relações entre cultura e educação e da formação de professores, com pesquisadores nacionais, internacionais e com comunidade acadêmica da UFPA. As inscrições para ouvintes podem ser feitas até o dia 21 de novembro, conforme disponível no site do evento.

Em sua terceira edição, promover o diálogo entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, vinculados a programas de pós-graduação, é um dos objetos pelo qual o PPGED vem  realizando o seminário. Somado a isso, o evento visa possibilitar o fortalecimento dos grupos de pesquisa existentes no âmbito do Programa de Pós-Graduação da UFPA, assim como refletir sobre novas estratégias de ampliação e fortalecimento da pesquisa em Educação, contribuir para a melhoria da formação na educação básica e favorecer o processo de inovação de práticas pedagógicas de professores no âmbito da educação básica e do ensino superior.

De acordo com a coordenadora geral do evento, profa. dr.ª Vera Jacob, o tema do III Seminário foi escolhido em razão da necessidade de se refletir sobre o papel da educação na concretização do projeto democrático de Brasil, proposto pela Constituição cidadã, situando tais reflexões no cenário de crise das democracias contemporâneas ao redor do mundo, em especial no Brasil em que se observa a perda de direitos sociais e os cortes no financiamento da educação.

O “III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores e o XIV Seminário Nacional de Políticas Públicas e Currículo constituem-se como um fato de significativa relevância. Em face da posição estratégica, o PPGED ocupa a formação dos quadros da educação básica e superior da Região Norte, tendo assim papel relevante na garantia do direito à educação, além de ser o primeiro PPG a abrigar um curso de Doutorado em Educação na Região Norte e ser o único com avaliação 5 (cinco) da região”, afirma a professora Vera Jacob.

Inscrições e Submissão: Abertos a todos os públicos, as inscrições para apresentadores deverão ser realizadas apenas pelo e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. do evento até o dia 7 de outubro. No ato da inscrição do trabalho, o participante deverá preencher e anexar a ficha de inscrição disponível aqui, assim como anexar o resumo expandido (com no máximo 6 laudas). Somente serão aceitos trabalhos no formato PDF. O arquivo deverá ser identificado com o nome do GT e o título do trabalho.

Cada participante poderá inscrever no máximo um trabalho como autor. Cada trabalho deverá ter no máximo um autor e até dois coautores, sendo que todos os autores de trabalho deverão formalizar inscrição no evento. Cabe ao autor se responsabilizar pelo conteúdo de seu trabalho, ou seja, os autores dos trabalhos submetidos deverão indicar, no momento do envio do arquivo, a que eixo temático o trabalho está vinculado e observar a legislação a respeito de plágio e autoplágio.

As inscrições para ouvintes podem ser feitas até o dia 21 de novembro, pelo preenchimento do formulário on-line disponível aqui.

Estão abertas, até o dia 7 de outubro, as inscrições para submissão de trabalhos no III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores e o XIV Seminário Nacional de Políticas Públicas e Currículo.

Data do evento: de 25 a 27 de novembro de 2019

Local:  UFPA, Guamá, Belém

Inscrições para ouvintes pelo site http://xivseminariodoppged.ppgedufpa.com.br/, até o dia 21 de novembro.

Normas para a submissão, disponível aqui

Para mais informações, acesse o site do evento.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA