Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para o VI Seminário Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas

• Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2019, 18h37

VI SISEL

“Faz a diferença ser diferente?”. Esse é o tema da VI edição do Seminário Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas (Sisel), que será promovido pelo Grupo de pesquisa Discurso, Sujeito e Ensino da UFPA (DISSE) nos dias 12, 13 e 14 de novembro. O evento, que visa contribuir para a troca de conhecimento entre a Universidade e as escolas, já está com inscrições abertas e receberá submissão de trabalhos somente até o dia 14 de outubro, aqui.

A VI edição do Sisel tem como objetivo estimular o diálogo entre estudantes, professores e educadores. A discussão se dá de forma provocativa, por meio da pergunta tema - Faz a diferença ser diferente? — que é lançada para todos os participantes socializarem suas experiências educativas e, assim, discutirem como a preservação das diferenças pode afetar as possibilidades de ensinar e aprender uma nova língua.

“Hoje, vemos que a diferença ressurge, nos discursos conservadores, como algo a ser combatido. Curiosamente, ela é também o fundamento dessa tomada de posição conservadora – é na sua (suposta) diferença em relação a um outro que o discurso da intolerância e do ódio se fundamenta. Diante desse quadro, precisamos pensar como a diferença se coloca no campo da linguagem. De um lado, vimos de uma tradição de ensino que forjou em nós o mito do monolinguismo, mas de outro lado a tradição que combateu esse mito nos brindou com uma nova forma de negação da diferença – em vez de se padronizar diretamente a língua, hoje se padroniza o comportamento linguístico do falante”, expõe Thomas M. Fairchild.

Inscrições – As inscrições para ouvintes podem ser realizadas aqui, até o dia 11 de novembro, e custam 40 reais. Já os interessados em serem apresentadores de comunicação devem efetuar sua inscrição até o dia 14 de outubro, no valor de 60 reais.

Cada inscrição dá direito à apresentação de um único trabalho. Os resumos de trabalhos para apresentação devem ser enviados como parte da própria ficha de inscrição, disponível aqui.

DISSE - Em atuação desde o ano 2009, o Grupo de pesquisa em Discurso, Sujeito e Ensino congrega professores e estudantes em diversas etapas de sua formação. As pesquisas realizadas pelo grupo assumem o desafio compartilhado de discutir o ensino de língua e a formação de professores tomando esses processos como acontecimentos de linguagem.

Dedicada ao estudo de obras ligadas à análise do discurso de linha francesa e à psicanálise lacaniana, as pesquisas realizadas pelo grupo analisam também dados diversos, como textos escritos por alunos e professores da Educação Básica e Superior. Os trabalhos do grupo dão ênfase à discussão de questões relacionadas à constituição da universidade brasileira, à formação de professores e às práticas de ensino na Educação Básica e no Ensino Superior.

VI edição do Seminário Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas (Sisel)

Data: 12, 13 e 14 de novembro de 2019
Local: UFPA
Hora: às 8h
Carga Horária: 24 horas
Valor das inscrições: 40 para ouvintes e 60 para apresentadores.
Inscrições aqui.
Para mais informações, acesse o site do evento

Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA