Página inicial > Ultimas Notícias > Começam as inscrições para o Processo Seletivo 2020 da UFPA

Começam as inscrições para o Processo Seletivo 2020 da UFPA

• Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2019, 18h37

PS 2020

Nas primeiras horas de inscrição do Processo Seletivo/2020 (PS/2020) da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Instituição registrou mais de 3 mil inscrições, sendo mais de 2 mil pedidos de isenção da taxa, no site do Centro de Processos Seletivos (Ceps). O prazo segue aberto até as 17h do dia 1º de novembro, ou seja, este ano os estudantes devem fazer sua inscrição antes de participar das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agendadas para os dias 3 e 10 de novembro.

Pelo segundo ano consecutivo, a UFPA não vai disponibilizar vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Todas as 7.143 vagas serão ofertadas pelo PS, sendo 3.449 disputadas pela ampla concorrência, 3.503 pelo sistema de cotas e também 191 vagas extras, ofertadas exclusivamente para pessoas com deficiência (PcD).

As regras para o PS/2020 continuam, basicamente, as mesmas do ano passado. Ao realizar a inscrição, o participante terá que escolher para qual turma deseja se candidatar e irá concorrer às vagas apenas para a turma escolhida. A grande novidade deste ano se dá no momento da repescagem para os cursos de dupla entrada, em que a única diferença entre duas turmas ofertadas é o período de ingresso na UFPA, isto é, no primeiro ou no segundo semestre.

Por exemplo, se um candidato à turma vespertina de Direito (2020.2) não seja classificado, ele concorrerá a uma lista única de repescagem, ou seja, o candidato disputará vagas tanto para a primeira quanto para a segunda turma vespertina de Direito.

O pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA, professor Edmar Costa,  deixou um recado para “acalmar os ânimos” dos candidatos que desejam conquistar uma vaga na maior instituição de Ensino Superior do Norte do Brasil.

“A Universidade não influencia na preparação desses candidatos, mas, com a divulgação desse edital, em um tempo anterior ao que foi feito no ano passado, nós queremos dizer que a Universidade fez o seu papel de divulgar um edital completo, bem explicativo. Nós estamos preparados para receber esses alunos com curso de qualidade, ávidos por ter pessoas que vão sair daqui formados como cidadãos que podem mudar a realidade do nosso país”, disse Edmar Costa.

Inscrições para o PS/2020 da UFPA

Período: 14h do dia 7 de outubro às 17h do dia 1º de novembro.
Edital está disponível no site do CEPS
Mais informações sobre os concursos de seleção para ingresso na UFPA, você encontra no site da Feivest

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Mkt ASCOM