Startup incubada no PIEBT/Universitec lança multiplataforma que diminui a burocracia para a abertura de empresas
A Startup Desenvolve, incubada no Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT) da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará, lançou, em Parauapebas, no sudeste do Pará, a multiplataforma Empresa Digital. O aplicativo, em funcionamento desde o final de setembro, simplifica o processo de licenciamento de empresas por meio de protocolo digital único.
Segundo a startup, a plataforma elimina os deslocamentos físicos dos empresários entre as Secretarias Municipais e os demais órgãos de licenciamento e registro de empresas. Assim, o empreendedor consegue realizar o acompanhamento integral do processo em ambiente digital utilizando computadores, notebooks, tablets e smartphones. O diretor executivo da Desenvolve, Jó Sales, apresentou o aplicativo, que já está disponível para acesso.
“Quero parabenizar a gestão pela visão empreendedora, inovadora e pela sensibilidade com o microempreendedor. Os benefícios da implantação dessa plataforma são incalculáveis. O objetivo é desburocratizar o ambiente de negócios permitindo a geração de mais emprego, trabalho, renda para as pessoas e desenvolvimento para Parauapebas”, ressaltou.
A Empresa Digital é integrada em tempo real à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e ao Sistema Integrador Pará, da Junta Comercial do Estado do Pará (Regin/Jucepa). Entre os serviços públicos digitais disponíveis na nova plataforma da Prefeitura de Parauapebas, constam consulta de viabilidade automática, licenciamento, abertura, alteração, renovação e baixa digital de empresas.
“É motivo de muito orgulho sermos o primeiro município brasileiro a lançar um aplicativo para realizar o licenciamento urbanístico, ambiental e sanitário para possibilitar a redução da burocracia no processo de abertura de empresas visando atrair novos negócios para o nosso município, gerando emprego, renda e desenvolvimento”, afirmou o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen.
Para acessar os serviços da plataforma Empresa Digital basta consultar o site ou baixar o aplicativo nas lojas Google play, para android, e App store, para iOS.
A multiplataforma – A Empresa Digital é uma solução para desburocratizar o processo de abertura de empresas visando melhorar o ambiente de negócios no Pará e no Brasil. Nasceu de um criterioso diagnóstico realizado para mapear os pontos críticos do fluxo integral do processo de licenciamento, abertura, alteração de dados cadastrais, renovações anuais e baixa de empresas no Brasil, analisando o desenho atual dos fluxos processuais nos órgãos de registros, órgãos licenciadores e fazendas públicas municipais, estaduais e federal.
Esse diagnóstico apontou que a solução definitiva para o problema passa necessariamente pela tomada de decisão dos gestores públicos brasileiros. A atuação deve ocorrer de forma integrada e com ações interligadas entre si na construção de um novo marco regulatório municipal; na introdução de novas práticas de gestão pública, e no uso intensivo de modernas tecnologias de informação e comunicação, visando desburocratizar e simplificar a relação dos empreendedores com os órgãos de licenciamento e registro de empresas no Brasil.
A startup – Incubada no PIEBT, que integra a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA, a Desenvolve é voltada para a implantação de um modelo criativo e inovador de tributação municipal sustentável e de introdução de novas práticas de gestão. Com isso, a startup busca a desburocratização do ambiente de negócios e o fortalecimento do empreendedorismo, bem como a promoção da educação fiscal e o desenvolvimento dos municípios brasileiros.
O PIEBT – Criado em 1995, o Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica, iniciativa pioneira na Amazônia, atua no apoio à criação e ao desenvolvimento de empreendimentos inovadores no Pará, por meio da oferta de qualificações, consultorias e mentorias nas áreas de tecnologia, gestão, finanças, mercado e desenvolvimento do empreendedor. Desde 2009, o PIEBT integra a Universitec e oferece, além do processo de incubação, iniciativas de pré-incubação, por meio do projeto Motirõ.
Texto: Ascom/Universitec
Imagens: Lucas Dias - Ascom/Prefeitura de Parauapebas
Redes Sociais