Página inicial > Ultimas Notícias > Auto do Círio celebra Maria e as riquezas da Amazônia nesta sexta-feira, 11

Auto do Círio celebra Maria e as riquezas da Amazônia nesta sexta-feira, 11

• Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 18h51

25 anos Auto do Cirio

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA), por meio da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer(DACEL), apresentará, no dia 11 de outubro, às 19h, o "Vigésimo Quinto Auto do Círio — Ano 2019", com o tema "Maria, Mãe de Todas as Matas". O Auto do Círio 2019 recebeu a assinatura dos professores Tarik Coelho, na Coordenação Geral, Cláudio Didimano, na Direção Cênica, e Miguel Santa Brígida, na Curadoria.

Com o tema "Maria, Mãe de Todas as Matas", o "Vigésimo Quinto Auto do Círio - Ano 2019" vem celebrando as riquezas da Amazônia e fazendo um ato político contra todo o processo de perdas que a floresta vem sofrendo nos últimos tempos, principalmente com as queimadas e os processos de invasão contemporânea.

Nesta edição, o Auto do Círio chega à sua marca de 25 espetáculos cortejo em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, prática realizada por vários artistas de Belém do Pará, que se caracteriza como uma das iniciativas extensionistas de maior visibilidade para a Universidade Federal do Pará. Articulando ensino, pesquisa e extensão, a realização agrega cerca de 400 artistas em cada uma de suas edições, entre os quais, aproximadamente 30 são docentes da UFPA, vinculados a diferentes unidades, reafirmando seu potencial artístico, cultural, pedagógico e turístico para a cidade de Belém.

O cortejo 2019 terá início às 19h, do dia 11 de outubro, na rua Dom Bosco/ Praça do Carmo, no bairro Cidade Velha, seguindo pelas ruas Dr. Assis, rua Padre Champagnat /Largo da Sé, rua Tomázia Perdigão até a praça D. Pedro II, em frente aos Palácios Lauro Sodré e Antônio Lemos, onde acontece a apoteose e o encerramento.

Sobre o Auto do Círio - O Auto do Círio é um programa de extensão universitária criado em 1993 pela professora Zélia Amador de Deus, com Margareth Refkalefsky, com o objetivo de revitalizar o Centro Histórico de Belém, por ocasião das festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, possibilitando aos artistas o exercício da prática do ensino das artes por meio do Teatro de Rua.

O cortejo compõe etapa importante dos festejos do Círio de Nazaré, que é a maior festa popular do Estado do Pará. Além de já ser consagrado como patrimônio imaterial de nossa cultura, como espetáculo, movimenta de forma significativa a cidade de Belém, sendo, há alguns anos, compreendido como homenagem dos artistas para a  Virgem de Nazaré. Possui destacada relevância no âmbito da extensão universitária, conferindo ampla visibilidade à UFPA.

Ancorado na espetacularidade como conceito-chave e na tríade drama-fé-carnaval como princípios norteadores da criação cênica, constitui importante acontecimento da cultura local, distinguindo-se como fenômeno brasileiro transdisciplinar, transcultural e transreligioso. Dessa forma, o Programa de Extensão Auto do Círio procura estabelecer uma relação entre a comunidade e o patrimônio, que, ano após ano, vem consolidando a identidade da UFPA nas ações do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Este programa visa também estruturar ações com a comunidade que, ao longo de todo o ano, venha possibilitar o desenvolvimento sociocultural, além de proporcionar um aprimoramento técnico dos envolvidos. Essas ações estabelecem vínculos entre os envolvidos com o processo e, ainda, visam apresentar o cortejo que homenageia Nossa Senhora de Nazaré, aproximando, assim, a comunidade da Universidade Federal do Pará.

Vigésimo Quinto Auto do Círio - Maria, Mãe de Todas as Matas

Local da saída: Praça do Carmo (rua Dom Bosco, no bairro Cidade Velha).
Horário: às 19h

Texto: Tarik Coelho - Organização Auto do Círio.