Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão da UFPA promove novas formas de aprendizagem por meio do uso de recursos naturais quilombolas

• Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 18h51

Universidade no Quilombo 5

Desenvolver e possibilitar aos estudantes novas formas de aprendizagem e educação por meio da utilização de recursos naturais. Esse é objetivo do Projeto de Extensão "Educando e Aprendendo com Recursos Naturais Quilombolas" da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Castanhal. Coordenado pelo professor Assunção Amaral, o projeto realiza ações e atividades aos finais de semana, priorizando recursos dos quilombos para promover o conhecimento dos comunitários e dos universitários envolvidos.

Da teoria ao projeto de extensão, a realização teve início no ano de 2011 com a visão de possibilitar uma ampla relação entre universidade e quilombos. Desse modo, visa despertar no público-alvo o sentido da responsabilidade voltado para recriar e reutilizar os recursos naturais das comunidades, bem como incentivar e estimular os acadêmicos à elaboração de pesquisas e monografias sobre as comunidades quilombolas, articulando extensão ao ensino e à pesquisa.

De acordo com o professor, a interação do projeto é fundamental, isso porque os estudantes conseguem relacionar a teoria à prática e, assim, adquirir novas experiências. “Cabe lembrar que, apesar da necessidade da presença da Universidade e de outras instituições nos quilombos, os acadêmicos aprendem e se renovam com o exercício desse contato. Com isso, a Instituição realiza sua função e compromisso social de socializar conhecimento e tecnologia”, afirma o coordenador do projeto, Assunção Amaral.

Universidade no Quilombo 2

Como funciona o projeto - O projeto depende de bolsistas para acompanhar, sistematizar e articular com os outros voluntários envolvidos. Ao início do ano, é definida a programação de todas as ações dos grupos de estudos, das ações de extensão, das comunidades em que acontecerão as ações, do transporte para deslocamento, já que a maior parte das comunidades fica distante dos centros urbanos.

O projeto possui vários momentos e etapas, como planejamento, grupos de estudos, organização das ações e caravana aos quilombos nos finais de semana, ações socioeducativas, socioculturais, socioambientais e étnico-raciais voltadas para o público infantil, adolescente e jovem. Também são realizadas oficinas de brinquedos, confecção de brinquedos com recursos naturais, reciclados e campanhas de meio ambiente diretamente nos territórios quilombolas, de forma a propiciar o desenvolvimento local.

“São muitos os resultados do projeto nas comunidades quilombolas. Os professores relatam a melhoria no rendimento, na participação, na desinibição dos alunos quilombolas que participam das ações do projeto, o que gera o aumento da confiança entre quilombolas e Universidade, bem como a relação pedagógica teoria-prática dos acadêmicos dos diversos cursos”, expõe Assunção Amaral.

Universidade no Quilombo 3Atendimentos e Voluntários - Aberto a todos os públicos, os interessados devem comparecer à NEAB da UFPA de Castanhal, quando receberão informações gerais sobre o projeto. Logo depois, o voluntário preenche uma ficha com termo de responsabilidade e deixa seu contato para convocação para as atividades. Receberá por meio de redes sociais as informações das atividades que acontecerão.

Qualquer pessoa pode ser voluntária, mas o público-alvo é de acadêmicos da Universidade. Estes, além de apresentarem interesse em contribuir com as ações, devem participar das atividades prévias, como formação, oficinas e planejamento,

Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Arquivo do Projeto