Página inicial > Ultimas Notícias > Mestre em Ensino de História pela UFPA produz livro sobre as representações do feminino no cinema e na sala de aula

• Publicado: Terça, 15 de Outubro de 2019, 18h19

Livro história mulheres

Para discutir sobre a atuação da mulher em diferentes processos históricos, o professor Helison Cavalcante produziu um livro com as adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas da Escola Antônio Carlos Gomes da Costa, como produto resultante do seu curso de Mestrado em Ensino de História pela Universidade Federal do Pará.  A obra se chama “Nossa História das Mulheres: representações do feminino no cinema e na sala de aula” e está disponível gratuitamente aqui.

A ideia de produzir o livro surgiu como forma de ajudar as adolescentes, durante as aulas de História, a enfrentarem a realidade da luta feminina pela igualdade de oportunidades. “Muitas adolescentes revelaram ter sofrido ou presenciado cenas de violência contra a mulher, até mesmo naturalizando-as. A nossa produção  ajudou-as a se perceberem como agentes de transformação social, o que colabora com a reinserção social delas”, explica o professor Helison Cavalcante, criador do livro.

O livro foi escrito baseado em pesquisas sobre a atuação das mulheres nos conteúdos curriculares de História da Educação Básica. “Notamos que, nos livros didáticos, pouco se noticia a participação feminina nos grandes acontecimentos. Mesmo entre os paradidáticos, pouco se escreveu sobre a história das mulheres, por isso resolvemos transformar as nossas pesquisas em um novo livro”, esclarece o professor Helison.

Em 2018, o projeto recebeu indicação para o Prêmio Educador nota 10, de tradicional reconhecimento da educação brasileira. “Foi muito importante para as adolescentes. A premiação foi transmitida ao vivo em um programa de TV a que elas costumam assistir diariamente. Não vencemos o prêmio, mas elas se sentiram muito valorizadas e se perceberam como produtoras de conhecimento, o que fortaleceu a autoestima de todas”, afirma o professor Helison Cavalcante.

Livro história mulheres 1Sobre o livro - Para iniciar a produção, a metodologia se baseou em uma sequência de procedimentos. Um deles foi a aplicação de um questionário para compreender a visão das adolescentes sobre o universo feminino, o papel das mulheres na sociedade e o machismo.

Na obra, é exposta a luta pelo direito ao voto, ao trabalho, a falar em público, tudo isso relacionado com a realidade das socioeducandas. Os capítulos foram montados coletivamente, com base em discussões e em pequenos textos feitos na sala de aula. O próximo lançamento está previsto para o início de 2020, na UFPA Campus Ananindeua.

A história das mulheres – O projeto teve início quando o professor Helison Cavalcante introduziu o tema com uma função social: instigar jovens em privação de liberdade, que cumprem medidas socioeducativas, a valorizarem os estudos e a si mesmas como sujeitos históricos que podem intervir e opinar no mundo.

Em conjunto com o educador, elas debateram a luta da mulher pelo direito ao voto, no contexto da Revolução Francesa, e a mulher no mercado de trabalho e sua relação com a Revolução Industrial e as guerras do século 20. Também discutiram textos e filmes sobre a luta feminina por direitos, incentivando-as a refletirem sobre a possibilidade de igualdade entre os sexos.

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Arquivo pessoal