Página inicial > Ultimas Notícias > Docente da UFPA realiza a curadoria de Exposição no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas

• Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 14h00

exposição Dilemas

O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas está hospedando a exposição “Dilemas 2019”, com curadoria do professor John Fletcher, da Faculdade de Artes Visuais da UFPA (FAV) e a assistência de curadoria da mestranda Camila Freire (PPGArtes/UFPA). A exposição, que apresenta obras de 44 artistas, pertencentes ao Acervo do Estado, ficará disponível para visitação pelos próximos meses, obedecendo o horário de funcionamento do Espaço Cultural que acaba de ser reaberto.

“O título da exposição, Dilemas 2019, trata de destacar que as perguntas podem ser muito mais transformadoras do que as respostas. Sendo as perguntas os nossos objetivos, espero que cada visitante possa questionar qual o seu papel nesta sociedade que se desmancha, cuja democracia se apresenta, mais uma vez, frágil e debilitada”, declara o professor John Fletcher.

Segundo ele, as obras da exposição foram divididas em cinco eixos principais, sendo eles: as Contradições do Presente; a História e a Memória; Florestas em Chamas; Não às Ganâncias; e O Sagrado Feminino. “Em cada um dos eixos, busquei construir relações entre nomes das mais diferentes gerações, procedências e formatos, com uma materialidade documental voltada para refletir sobre o momento de decadência, ganâncias e violências que vivemos na atualidade distópica amazônica e, por extensão, brasileira”.

De acordo com o professor, as obras presentes permitem aos visitantes um espaço para que sejam repensadas e revistas de acordo com o contexto histórico atual. “A entrada e pesquisa no acervo do Sistema Integrado de Museus (SIM/SECULT-PA) me permitiu encontrar um grande volume de obras realizadas no período da ditatura civil militar brasileira, portanto significativas para se buscar novos contextos de leitura”.

Prêmio Benedito Nunes – O professor John Fletcher também foi o vencedor da edição de 2018 do Prêmio Benedito Nunes. A premiação, que ocorre a cada dois anos, contempla trabalhos nas áreas de Arte, Ciências Humanas, Comunicação, Filosofia e Literatura, áreas de interesse do professor Benedito Nunes. A seleção das teses é feita em duas fases: na primeira, os Institutos selecionam suas melhores teses, por meio de banca própria. Na segunda fase, uma comissão julgadora final seleciona a melhor entre três.

Além da tese do professor, “Arte Pará: uma interpretação antropológica e visual”, outras duas foram indicadas para a premiação: “Vanguardismos e modernidades: cenas teatrais em Belém do Pará (1941- 1968)”, de José Denis de Oliveira, indicada pelo ICA, e “Estresse, características resilientes e sociodemográficas de alunos com deficiência e com transtornos funcionais específicos da UFPA (Campus do Guamá)”, de Rosamaria Reo Pereira, indicada pelo ILC.

Exposição “Dilemas 2019”

Local:  Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Rua Siqueira Mendes, bairro da Cidade Velha)

Horário de Funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 16h; sábados e domingos, de 10h às 13h

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA