Página inicial > Ultimas Notícias > Ebserh e Complexo Hospitalar da UFPA assinam Contrato de Objetivos para 2019

Ebserh e Complexo Hospitalar da UFPA assinam Contrato de Objetivos para 2019

• Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 14h00

capaebserh

Na última sexta-feira, 11, a direção do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) recebeu a visita do presidente da estatal, Oswaldo de Jesus Ferreira, para realizar a assinatura do Contrato de Objetivos da gestão para 2019. O documento prevê investimentos em equipamentos, obras e cumprimento de metas para melhoria do ensino e da assistência nos hospitais universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB).

Participaram da reunião a superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA, Regina Fátima Feio Barroso; o gerente administrativo do Complexo, Daniel Paulo Serique Júnior; a gerente de Atenção à Saúde do Hospital Bettina Ferro, Ana de Fátima Moraes Brito; o gerente de Atenção à Saúde do Barros Barreto, Maurício Cezar Soares Bezerra; e o gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo, Pedro Paulo Freire Piani. Durante a conversa, a gestão apresentou o Contrato de Objetivos ao presidente da Ebserh, destacando as principais metas a serem cumpridas ainda este ano.

Entre os resultados esperados com a assinatura do Contrato, estão o aprimoramento das atividades hospitalares, o atendimento às necessidades do ensino de graduação e/ou pós-graduação na área da saúde, a melhoria dos processos de gestão, a recuperação e modernização do Parque Tecnológico e a padronização dos Sistemas de Informação Hospitalar. O Complexo receberá o repasse de R$2,1 milhões do Ministério da Educação para o cumprimento das metas, os quais serão investidos em equipamentos médico-hospitalares, insumos para hotelaria e softwares de tecnologia da informação para o HUBFS e para o HUJBB.

A superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA, Regina Feio Barroso, considerou produtiva a conversa com o presidente. "Vale a pena ressaltar que a Ebserh está nos dando todo o apoio para que o Hospital Barros Barreto supere as dificuldades. Não dá para fazer tudo ao mesmo tempo, então estamos elencando prioridades, e, até o final de novembro, faremos o nosso plano de investimentos para 2020, que contemplará novas oportunidades de melhoria para o Complexo", destacou a gestora.

ebserh2Depois da reunião com a governança do Complexo, Oswaldo Ferreira visitou alguns setores do Hospital Barros Barreto e elencou algumas prioridades para a instituição hospitalar, que, no momento, atravessa maiores dificuldades, como a reforma de leitos pediátricos da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (UASCA), além da revitalização da Unidade de Alimentação e Nutrição.

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Fotos: Fernanda Pacheco – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh