Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisador australiano fala sobre bem-estar animal na Jornada de Cooperação Internacional

• Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 14h00

Banner Portal Jornada Internacional

A Universidade Federal do Pará (UFPA) receberá, nesta quinta-feira, 17, às 8h, o prof. dr. Clive Phillips, da Universidade de Queensland, na Austrália, para participar como conferencista do workshop “The Role of Research in Promoting Animal Welfare”, a ser realizado no auditório do prédio de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC), localizado no Campus Profissional, em Belém. A programação integra as ações da Jornada de Cooperação Internacional UFPA, uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer).

O workshop é aberto ao público e destinado a toda a comunidade acadêmica, bem como a órgãos de classe, à sociedade civil e a empresas com interesse em pesquisas sobre bem-estar animal, sem necessidade de inscrições. Haverá ainda transmissão ao vivo pelo site da PROPESP.

A programação tem como objetivo discutir sobre bem-estar animal, com base em pesquisas desenvolvidas no Centre for Animal Welfare and Ethics da Universidade de Queensland, no Laboratório de Bem-estar Animal da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Grupo de Estudos em Bem-Estar Animal da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (UFPA/Embrapa/UFRA) e no Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento da UFPA. Na ocasião, também será articulado pelos pesquisadores a viabilidade de parcerias de Ensino, Pesquisa e Extensão entre as instituições.

Em sua conferência, o professor Clive Phillips, referência mundial na área de Bem-Estar Animal, compartilhará um pouco da sua experiência e dos trabalhos desenvolvidos no Centre for Animal Welfare and Ethics. O professor lidera equipes que atendem aos padrões de bem-estar animal nos países asiáticos; dirigiu um projeto para definir os padrões de bem-estar de frangos para os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e liderou um projeto da Organização Mundial de Saúde Animal para treinar pessoas envolvidas no transporte e abate de gado na Malásia, na Tailândia, no Vietnã e na China, com práticas aprimoradas.

Na Austrália, o trabalho de pesquisa do professor levou o país a uma revisão do uso de bezerros em rodeios. No país e no exterior, aconselha regularmente grupos de defesa sobre questões de bem-estar animal.

Sobre o conferencista convidado – O professor Clive Phillips possui Doutorado em Nutrição e Comportamento de Vacas Leiteiras pela Universidade de Glasgow (Reino Unido). Foi professor de Bem-Estar e Produção Animal na Universidade de Cambridge (Inglaterra) e Wales (Reino Unido). Em 2003, assumiu a recém-criada cátedra em Bem-Estar Animal na Universidade de Queensland, na qual fundou o Centro para Bem-Estar e Ética Animal. Recebeu, em 2012, o Prêmio Eureka do Museu Australiano de Pesquisa Científica.

Além disso, o professor é editor de um periódico científico na área, denominado Animals, e de uma série de livros para a Companhia Springer. Coordena, ainda, o Comitê Assessor em Bem-Estar Animal do governo de Queensland.

Agenda de trabalho no Brasil – A vinda do pesquisador australiano ao Brasil é resultado da parceria com o Laboratório de Bem-Estar Animal da Universidade Federal do Paraná, por meio do  Programa Professor Visitante Estrangeiro (PVE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que apoia visitas, de média ou longa duração, de professores do exterior convidados por cursos de doutorado de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Na UFPR, o professor atuará, durante o mês de outubro deste ano, como docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, no Departamento de Zootecnia, Setor de Ciências Agrárias.

Demais participações no workshop – A programação do workshop também contará com a conferência ministrada pela profa. dra. Carla Forte Maiolino Molento, coordenadora do Laboratório de Bem-Estar-Animal da UFPR, que apresentará os avanços das pesquisas do grupo.

Em seguida, o prof. dr. André Guimarães Maciel e Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da UFPA, relatará as atividades do corpo docente e discente do programa voltadas para pesquisas em Bem-Estar Animal. A profa. dra. Maria Cristina Manno, da UFRA, falará sobre a atuação do Grupo de Estudos em Bem-Estar Animal. Também está previsto que um representante do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) da UFPA compartilhe as ações do grupo. O workshop será finalizado com uma mesa-redonda para discussões e esclarecimento de dúvidas do público.

Workshop “The Role of Research in Promoting Animal Welfare” – “O papel da pesquisa na promoção do Bem-Estar Animal”

Conferencista internacional: Prof. Dr. Clive Phillips (Universidade de Queensland)

Data: 17/10/2019

Local: Auditório do Prédio de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC)