Página inicial > Ultimas Notícias > Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA promove conferência com professora da USP

• Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 12h00

esopo

No dia 18 de outubro, o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (UFPA) será palco da conferência "Esopo: dublê de herói trágico e filósofo", com a presença da professora Adriane da Silva Duarte, da Universidade de São Paulo (USP). A programação é aberta aos interessados em conhecer o tema e não é necessário fazer inscrições. Haverá certificação de participação aos presentes.

O tema da conferência envolve duas facetas de Esopo, a do herói e a do filósofo, que reúne dois campos dos chamados Estudos Clássicos: a poesia e a filosofia. O objetivo da realização é de firmar parceria entre o Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Recepção (Poiesis) e o Grupo de Pesquisa em Estudos sobre o Teatro Antigo, fundado em 2002, e coordenado pela professora Adriane Duarte, que traduziu o “Romance de Esopo”, obra publicada em 2017 pela editora 34.

Para a professora Jovelina Ramos, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPA (PPGFIL), é importante abordar essa temática em razão da forte ligação de Esopo com as fábulas e o pouco conhecimento da vida do escritor. “Pouco se conhece do mito que gira em torno dessa figura lendária, cujas características marcantes são a astúcia e o dom da palavra”, explica.

Ela também ressalta a relevância de contar com a presença da professora Adriana Duarte. “Receber um convidado de área afim é sempre muito prazeroso, por nos permitir atualizar o debate acerca das pesquisas que ela está realizando atualmente.”

Romance de Esopo - A docente da USP fez a primeira tradução direta para o português do chamado “Romance de Esopo” (ou “Vida de Esopo”), a célebre biografia ficcional do fabulista, de autoria anônima, escrita por volta do século II d.C. A tradução foi feita a partir da versão mais completa do texto grego, descoberta somente no século XX. Mesmo sendo uma verdadeira colagem de escritos realizados ao longo de séculos, como comenta Adriane em sua apresentação, o “Romance de Esopo” diverte por sua afronta e ilumina aspectos-chave do meio em que circulavam as histórias esópicas na Antiguidade.

Conferência "Esopo: dublê de herói trágico e filósofo"

Data: 18 de outubro

Local: Laboratório de Filosofia do IFCH (Setor Básico do Campus Belém)

Inscrições: não é necessário inscrever-se previamente. Haverá certificado de participação.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Reprodução Google