Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > II Seminário Nacional de Serviço Social e a Pesquisa Social na Amazônia realiza conferência de abertura
Início do conteúdo da página

II Seminário Nacional de Serviço Social e a Pesquisa Social na Amazônia realiza conferência de abertura

  • Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 17h00

conf

O II Seminário Nacional de Serviço Social e a Pesquisa Social na Amazônia. ocorrerá entre os dias 23 e 25 de outubro, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A conferência de abertura terá como convidado internacional o prof. dr. Lucio Oliver Costilla, da Universidade Autônoma do México (UNAM), que falará sobre o tema “Estados autoritários latino-americanos e impactos na proteção social e na pesquisa científica”, com a professora Adriana Mathis (UFPA). A programação inicia-se às 18h, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

O evento, que tem como tema geral “Desafios postos em tempos de acirramento das desigualdades sociais e expropriação da natureza no contexto ultraneoliberal”, visa contribuir para a ampliação do debate sobre a relevância da pesquisa social nos processos de resistência e a luta por direitos sociais sob as perspectivas nacional e amazônica.

“O debate e a socialização da produção de conhecimentos em Serviço Social, tanto em nível nacional quanto regional, é da maior importância na medida em que possibilita o conhecimento da realidade social vivenciada pelos diversos segmentos sociais. Trata-se, então, de aprofundar o conhecimento e o debate sobre a conjuntura política e econômica que provoca o acirramento das desigualdades sociais e a expropriação da natureza na Amazônia, desafiando o trabalho profissional do assistente social na luta coletiva para a garantia de direitos”, explica a professora Vera Lúcia Gomes, organizadora do seminário

Pesquisa em Serviço Social – Segundo a professora, o incentivo à pesquisa na área do Serviço Social é importante ao entender a profissão como uma especialização na divisão social e técnica do trabalho, cuja intervenção profissional qualificada exige o conhecimento da realidade, assim como para avaliar, planejar e operacionalizar políticas sociais públicas.

“Além disso, a pesquisa social se constitui indispensável para as quatro dimensões do Serviço Social: formação, intervenção, produção de conhecimento e organização política da categoria profissional, vinculadas, organicamente, ao que se denomina Projeto Ético Político Profissional”.

Como forma de incentivar ainda mais a produção de pesquisas na área, o  seminário oferece diversos eixos temáticos como opções para apresentação durante o evento: Trabalho, Questão Social e Serviço Social; Política Social e Serviço Social; Serviço Social, Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional; Movimentos Sociais e Serviço Social; Questão Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social; Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Raça/Etnia, Geração, Sexualidades; Ética, Direitos Humanos e Serviço Social e Serviço Social, Geração e Classes Sociais.

Programação – O evento contará, ainda, com diversas mesas, conferências, momentos culturais e sessões de comunicações orais, divididas entre os auditórios do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Instituto de Tecnologia (ITEC) e Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Entre eles, a conferência de abertura no dia 23 de outubro, com a presença do professor Lúcio Fernando Costilla, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).

Serviço:

II Seminário Nacional de Serviço Social e a Pesquisa Social na Amazônia

Data: 23 a 25 de outubro

Local: Campus Belém da UFPA

Inscrições: aqui

Mais informações: site do evento

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página