Página inicial > Ultimas Notícias > VIII Congresso de Educação em Saúde da Amazônia recebe inscrições de trabalhos

VIII Congresso de Educação em Saúde da Amazônia recebe inscrições de trabalhos

• Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 14h00

VIII Coesa

As submissões de trabalhos ao VIII Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (VIII Coesa) serão recebidas até o dia 8 de novembro, sexta-feira, no site do evento. O congresso acontecerá de 9 a 12 de dezembro, no Centro de Eventos Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará (UFPA). O Coesa busca divulgar a produção acadêmica da área de Ciências da Saúde e áreas afins; contribuir para o processo de educação permanente em saúde; fortalecer a articulação de ensino, pesquisa e extensão e promover o intercâmbio multidisciplinar, interdisciplinar e multiprofissional de experiências entre os docentes, pesquisadores, profissionais, discentes e técnicos-administrativos.

Nesta edição, o tema central do evento “Revitalizar e Fortalecer a Atenção à Saúde" está alinhado com a preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que lançou, em 2019, seu 13º Programa Geral de Trabalho (13th General Programme of Work, no original), com o novo plano estratégico de cinco anos para combater os principais desafios relacionados à saúde. Como subtemas, serão abordados alguns desses desafios, por exemplo: Atenção primária de saúde; Relutância em vacinar; Dengue, Zika e Chikungunya; HIV; Resistência antimicrobiana; Cenários de fragilidade e vulnerabilidade; Doenças crônicas não transmissíveis; Poluição do ar e mudanças climáticas; Movimento e ocupação humana.

Submissão – Os trabalhos devem ser produzidos no formato de resumo, de acordo com as normas apresentadas no site do congresso. A submissão se dá em uma das quatro categorias de trabalho (ensino, extensão, pesquisa e relato de experiência) e em uma das onze áreas temáticas da área de saúde (aplicações clínicas, biomateriais, biossegurança, ciências básicas, educação em saúde, ensino, epidemiologia, gestão, saúde pública e segurança do paciente e bioética. Cada participante poderá ser autor principal de até dois trabalhos, e um dos autores do trabalho deverá estar inscrito no congresso para realizar a submissão.

Sobre o Coesa – É um evento promovido pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFPA que possibilita o intercâmbio de experiências entre os participantes, buscando a construção permanente do princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão com características multidisciplinar e multiprofissional, contribuindo para elevar os padrões da qualidade do cuidado da pessoa, da família e da comunidade.

VIII Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (VIII Coesa)

Submissão dos trabalhos: até 8 de novembro de 2019 no site do congresso.
Período do congresso: 9 a 12 de dezembro de 2019
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes, Campus Belém da UFPA.
Público-alvo: Docentes, discentes, profissionais da área da saúde, de áreas afins e técnicos administrativos.

Texto: Comissão Organizadora do Coesa