Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de extensão da UFPA organiza programação do Dia Internacional da Animação
Início do conteúdo da página

Projeto de extensão da UFPA organiza programação do Dia Internacional da Animação

  • Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 17h00

anima

No dia 28 de outubro de 2019, segunda-feira, acontecerá o Dia Internacional da Animação — mostra de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais. Com entrada franca, será comemorado em centenas de cidades de todos os Estados do Brasil mais o Distrito Federal. Desde 2004, a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) realiza o Dia Internacional da Animação (DIA), que é o maior evento de exibição simultânea do País. A realização em Belém é organizada pelo AnimaClube, projeto de extensão do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará, coordenado pelo professor Bruno Assis.

A comemoração também acontece em dezenas de países, tais como, EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, celebrando a data em que ocorreu a primeira exibição de imagens animadas no mundo.

O evento gera a integração cultural em todas as regiões do País, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição de filmes não só nos grandes centros, como também em muitas cidades do interior do Brasil que não têm salas de cinema.

Em Belém, a sessão acontecerá no cinema Líbero Luxardo, Av. Gentil Bitencourt, 650, e será promovida pelo Animaclube, cineclube voltado para exibição de filmes de animação, que tem como objetivo sedimentar plateia em torno desta linguagem, propondo a reflexão sobre a estética e as técnicas da animação. Além disso, o cineclube se propõe a tratar temas transversais que atravessam as obras, como questões sociais, políticas e antropológicas.  O Animaclube existe desde dezembro de 2018.

“O Dia Internacional da Animação é uma oportunidade única de conferir uma excelente seleção da produção nacional e internacional na linguagem da animação no cinema. Os destaques da mostra deste ano são o curta “Min e as mãozinhas”, primeira animação em linguagem de sinais, e o curta “Apneia”, vencedor do Kikito de Melhor Curta Metragem do Festival de Gramado 2019”, explica Raquel Pires, coordenadora do evento na capital, a três edições.

Programação paralela - Além da mostra de filmes, o evento também conta com uma programação paralela no dia 25 de outubro de 2019, momento em que os amantes da animação vão poder participar de um workshop de Iniciação à Animação, ministrado por Brenda Bastos, das 9h às 13h; e de uma palestra intitulada “Produção de projetos e pesquisa de Animação”, ministrada pela professora dra. Cláudia Melo (UFPA), com início às 14h. A programação paralela acontece no prédio anexo à Faculdade de Artes Visuais da UFPA.

DIA - A mostra oficial do Dia Internacional da Animação em Belém acontece no dia 28 de outubro, no Líbero Luxardo, iniciando-se pela Mostra Infantil, às 17h30 (livre), e em seguida pela Mostra Internacional e Nacional (recomendação 14 anos), a partir das 19h.

A mostra também acontecerá simultaneamente em Castanhal, no Sesc daquele município, iniciando-se pela mostra infantil às 10h (livre), seguida pela mostra Internacional e Nacional (recomendação 14 anos), às 19h, e será coordenada por Raíssa Cardoso, também integrante do Projeto Animaclube.

Serviço 

Para mais informações:

Facebook: https://www.facebook.com/diainternacionaldaanimacaopara/

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram: @diadaanimacaopara

Texto e fotos: Divulgação AnimaClube

registrado em:
Fim do conteúdo da página