Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Exposição “LabEtno de Portas Abertas” mostra resultados de produções acadêmicas do Instituto de Ciências da Arte
Início do conteúdo da página

Exposição “LabEtno de Portas Abertas” mostra resultados de produções acadêmicas do Instituto de Ciências da Arte

  • Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2019, 17h00

 labetno

Com o objetivo de promover a divulgação e o amplo acesso da comunidade às pesquisas realizadas na área de Música e seus diversos contextos culturais no Estado do Pará, a exposição “LabEtno de Portas Abertas” será realizada neste domingo, 20 de outubro, no prédio do Instituto de Ciências da Arte (ICA), localizado na Praça da República, em Belém. A entrada é gratuita e a mostra é aberta ao público em geral.

O evento oportuniza a interação da sociedade com os resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA (LabEtno), de modo a oferecer informação por meio de mecanismos didáticos, lúdicos e interativos, como em um museu de ciências. Além disso, a exposição pretende demonstrar as relações entre música, cultura e sociedade, e suas construções simbólicas e relacionais.

Além da divulgação e popularização da ciência, a mostra tem como meta a aproximação do público com os temas e as questões abordados no LabEtno, que, de alguma forma, se relacionam com a sociedade de maneira geral, pois privilegiam o fazer musical, suas relações sociais e culturais e a diversidade de culturas musicais na região amazônica e no mundo.

O Laboratório de Etnomusicologia é vinculado à Faculdade de Música e ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes/UFPA), portanto fazem parte do LabEtno projetos que vão desde monografias de TCC, projetos de Iniciação Científica, a projetos de pós-doutorado, passando por dissertações de mestrado e teses de doutorado. As temáticas, em geral, abordam práticas musicais a partir da perspectiva de seu contexto cultural.

A professora Liliam Barros, do PPGArtes, afirma que, como as pesquisas do Programa de Pós-Graduação geram produtos artísticos e os pesquisadores são músicos, artistas e cientistas, foi idealizado um evento para expor esses trabalhos. “Tivemos a ideia de materializar esses resultados em forma de exposição artístico-científica. A ideia surgiu do desejo de aproximação das nossas pesquisas com a sociedade como um todo, com a utilização de atividades interativas, lúdicas e dinâmicas, para a divulgação científica. A exposição terá um caráter artístico e científico”, explica.

Apresentações - Serão feitas com base em temáticas de caráter histórico e contemporâneo que envolvem práticas musicais amazônicas, distribuídas em formatos distintos, como varal fotográfico; exposição de peças de cerâmica; audiovisual; e uma sessão de cinema denominada de "Cine LabEtno", que vai exibir os resultados audiovisuais das pesquisas. Além disso, haverá apresentações musicais e de painéis, e venda de livros, que são resultados das pesquisas do LabEtno.

Para conferir a lista de trabalhos que serão apresentados, acesse aqui.

Serviço:

Exposição “LabEtno de Portas Abertas”

Data: 20 de outubro

Horário: 9h às 14h

Local: Instituto de Ciências da Arte - ICA/UFPA (Av. Presidente Vargas, s/n, na Praça da República, em Belém)

Evento gratuito e aberto ao público em geral.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página