Página inicial > Ultimas Notícias > Reunião Anual das Cátedras do Camões, I.P. é realizada pela primeira vez em Belém

• Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 17h43

Reuniao Catedras 002

Um momento de união de esforços e fortalecimento de ações conjuntas. Com essas palavras, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Emmanuel Tourinho, definiu a Reunião Anual das Cátedras do Camões, I.P., que foi realizada pela primeira vez em Belém, dia 14 de outubro, às 10h, no prédio do Mercedários|UFPA. O objetivo da reunião foi compartilhar resultados das atividades desenvolvidas pelas cátedras e discutir possibilidades de colaboração e perspectivas para o ano de 2020.

A reunião foi presidida pelo reitor da UFPA e pelos convidados, o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral; e o presidente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.), Luis Faro Ramos. Além destes, estiveram presentes a conselheira para os Assuntos Culturais e Imprensa da Embaixada de Portugal no Brasil, Alexandra Pinho; a vice-cônsul de Portugal em Belém do Pará, Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro; e a professora Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira, pró-reitora de Relações Internacionais (Prointer) da UFPA.

Reuniao Catedras 001Seis Cátedras do Camões I.P. no Brasil participaram da reunião, por meio dos seguintes representantes: Maria de Nazaré dos Santos Sarges, diretora da Cátedra “João Lúcio de Azevedo” (Camões, I.P. | UFPA); Rita Aparecida Coelho Santos, diretora da Cátedra “Fidelino de Figueiredo” (Camões, I.P. | UNEB); Alexandre Montaury Baptista Coutinho, coordenador-adjunto da Cátedra “Padre António Vieira de Estudos Portugueses” (Camões, I.P. | PUC-Rio); Raquel Beatriz Junqueira Guimarães, diretora da Cátedra “Centro de Estudos Luso-Afro-Brasileiros” (Camões, I.P. | PUC-Minas); Ana Cláudia Silva, diretora da Cátedra “Agostinho da Silva” (Camões, I.P. | UnB); e Rodrigo Ricupero, membro da Comissão Gestora da Cátedra “Jaime Cortesão” (Camões, I.P. | USP).

As cátedras presentes compartilharam suas vocações, ações, parcerias estabelecidas e também suas dificuldades. Nas apresentações, foi destacada a realização de atividades como publicação de livros, promoção de eventos acadêmicos e experiências de desenvolvimento de pesquisas e formação de recursos humanos. Para a professora Maria de Nazaré Sarges, da Cátedra “João Lúcio de Azevedo” (Camões, I.P. | UFPA), a presença dos representantes das cátedras em Belém, especialmente em uma época movimentada como a das proximidades do Círio de Nazaré, mostra o quão significativa é a ocasião.

Reuniao Catedras 003Entre as atividades realizadas pela Cátedra “João Lúcio de Azevedo” (Camões, I.P. | UFPA) ao longo deste e do ano anterior, foram destacadas a exposição “SARAMAGO – os pontos e a vista”, que ocorreu no Museu do Estado do Pará (MEP), de 15 de dezembro de 2018 a 17 de fevereiro de 2019, com grande sucesso de público; o concerto “Carta de Caminha”, realizado no Theatro da Paz, no dia 19 de maio de 2019; e o 5º Ciclo de Palestras/Oficinas: População, Família e Migração, de 5 a 7 de junho de 2019, na UFPA. Além disso, na reunião, foi realizado o convite para a abertura da exposição “Maria da Glória: Princesa do Grão-Pará e Rainha de Portugal”, mais recente ação da Cátedra “João Lúcio de Azevedo” (Camões, I.P. | UFPA), que ocorreu no mesmo dia da reunião, às 19h, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), em Belém.

Foi ressaltado, ainda, pelo professor Emmanuel Tourinho, a futura inauguração do Centro de Internacionalização da UFPA, voltado ao apoio a estudantes e a pesquisadores estrangeiros e ao ensino de línguas e atividades culturais para a comunidade local, espaço no qual a cátedra terá a sua sede oficial.

Reuniao Catedras SlideshowO presidente do Camões, I.P., Luis Faro Ramos, agradeceu a receptividade da UFPA e afirmou que é fundamental trabalhar aproveitando a sinergia das cátedras. Nesse sentido, anunciou que o Camões I.P. será fomentador de projetos conjuntos entre as cátedras, estimulando a cooperação entre as que estavam presentes na reunião. O embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, afirmou que as cátedras, por natureza, possuem como objetivo o trabalho em comum e, ainda, que tal trabalho deve estar voltado para ajudar causas sociais. Para o professor Emmanuel Tourinho, ao concluir a reunião, as cátedras possuem a importante missão de promover a aproximação entre culturas, sendo uma honra, para a UFPA, sediar esse encontro, do qual se originaram muitos planos e possibilidades de cooperação.

Texto e fotos: Divulgação