Página inicial > Ultimas Notícias > Especialização em Práticas Pedagógicas em Linguagem, Alfabetização e Letramento recebe inscrições até sexta-feira, 25

• Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 16h18

Especialização em Linguagem Altamira

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas em Linguagem, Alfabetização e Letramento! O curso, voltado para professores licenciados em Pedagogia, será realizado no Campus de Altamira e vai começar no primeiro semestre de 2020. São ofertadas 50 vagas, sendo 35 para ampla concorrência e 15 para cotistas.

A especialização tem como objetivo subsidiar a formação continuada de educadores dos anos iniciais do ensino fundamental da Educação Básica, visando contribuir para a compreensão e efetivação de práticas pedagógicas em linguagem, alfabetização e letramento.

“O curso é destinado, exclusivamente, a professores licenciados em Pedagogia que atuam na docência em escolas públicas e privadas. Assim sendo, essa proposta visa tencionar a relação teoria-prática na formação de professores, uma vez que as práticas pedagógicas de linguagem, alfabetização e letramento serão tomadas como objeto de discussão e reflexão à luz das perspectivas teóricas da Linguística Aplicada e da Educação”, explica o professor Luiz Carlos Bezerra, coordenador do curso.

“Outro diferencial da especialização é a concentração na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Isso se reveste de uma atenção particular, porque lança olhares específicos para uma fase especial da educação escolar que requer uma formação particular, sintonizada com os documentos oficiais de ensino, com as múltiplas realidades das salas de aula e com as proposições teóricas do campo dos estudos da linguagem”, declara.

Inscrições – Para se inscrever, é necessário ir à secretaria da Faculdade de Educação do campus, até o dia 25 de outubro, munido da ficha de inscrição preenchida (presente no edital), RG, CPF, Diploma de curso de Graduação em Pedagogia reconhecido pelo MEC, histórico escolar da graduação, curriculum vitae, comprovante de exercício profissional em docência nos anos iniciais do ensino fundamental e carta de intenção. Candidatos com deficiência também devem apresentar laudo médico, e negros, indígenas e quilombolas concorrentes em vagas reservadas devem apresentar declaração.

Os resultados parcial e final do processo, que inclui entrevista, serão disponibilizados no site do Campus de Altamira. Anexos e mais informações podem ser verificadas no edital.

Local: Campus de Altamira da UFPA
Período de inscrição: até 25 de outubro