Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA oferece mais de cem vagas para cursos de Residência Médica e Multiprofissional 2020

• Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 18h18

residencias2020

Estão abertas, até o dia 11 de novembro, as inscrições para os Programas de Residência Médica e Multiprofissional da Universidade Federal do Pará (UFPA) – turma 2020. Serão ofertadas 102 vagas em 12 programas de residência para diversas áreas da saúde, incluindo Medicina, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Biomedicina e Medicina Veterinária. Os cursos serão realizados nos hospitais do Complexo Hospitalar da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e em outras unidades de saúde em Belém e nos campi do interior. As inscrições podem ser feitas através do site do Centro de Processos Seletivos (CEPS) da UFPA.

Para a Residência Médica, estão disponíveis 22 vagas nos Programas de Ginecologia e Obstetrícia (06 vagas), Oftalmologia (04 vagas), Otorrinolaringologia (04 vagas) e Pediatria (08 vagas). Os cursos serão realizados no âmbito do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, e possuem a duração de três anos.

Já a Residência Multiprofissional em Saúde oferta 80 vagas nas áreas de concentração de Oncologia (17 vagas), Saúde do Idoso (16 vagas), Atenção ao Paciente Crítico (12 vagas), Saúde da Mulher e da Criança (14 vagas), Enfermagem Obstétrica (12 vagas), Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais (03 vagas), Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres (03 vagas) e Clínica Médica e Reprodução de Ruminantes e Equídeos (03 vagas). Os cursos acontecem no Hospital Universitário João de Barros Barreto, nos campi de Bragança e Castanhal e em instituições hospitalares de Belém. As vagas são destinadas a egressos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Biomedicina, Nutrição, Odontologia, Farmácia, Serviço Social e Medicina Veterinária.

A seleção será composta de análise curricular, prova objetiva, contendo 100 questões de conteúdo específico para os candidatos à Residência Médica e 50 questões para a Residência Multiprofissional, com temas específicos e conteúdo sobre o Sistema Único de Saúde. As provas acontecerão no dia 1º de dezembro de 2019 e o resultado final será divulgado no site do CEPS, em janeiro de 2020.

Para mais informações, acesse os editais e os cronogramas de atividades para Residência Médica e Residência Multiprofissional.

Texto: Paola Caracciolo - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh