Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Roteiros Geo-Turísticos terá o bairro Nazaré como tema neste sábado, 26

Projeto Roteiros Geo-Turísticos terá o bairro Nazaré como tema neste sábado, 26

• Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 18h18

ROTEIRO PELA ESTRADA DE NAZARÉ 26 OUT 19

No dia 26 de outubro, vai acontecer mais uma edição do Projeto de Extenção Roteiros Geo-Turísticos, da Universidade Federal do Pará. O tema deste percurso será “Pela Estrada de Nazaré”, que, neste mês de outubro, vai trazer um pouco sobre a história do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. O trajeto terá início na porta principal do Mercado de São Brás, às 8h30. As inscrições são grátis e podem ser feitas aqui.

A ideia do Projeto Roteiros Geo-Turísticos é realizar ações voltadas para práticas de turismo histórico, cultural e patrimonial que propiciem resgatar a memória socioespacial da cidade Belém. Neste percurso, há paradas para explicar sobre lugares e monumentos específicos da cidade que estão relacionados com o Círio de Nazaré.

“Nós vamos falar sobre a importância do Círio como festa religiosa e cultural da cidade. Este caminho foi escolhido, pois era o chamado ‘caminho da estrada de Nazaré’, que ia em direção ao local em que fica a Basílica e era também o caminho de saída da cidade. Ele possui uma importância histórica desde o período colonial”, explica a professora Goretti Tavares, coordenadora do projeto.

O percurso que será feito nesta edição passará pelos seguintes lugares: Mercado de São Brás, Caixa D água, Parque da Residência, Vila Teta, Museu Emilio Goeldi, Colégio Gentil, Basílica, CAN, Círio de Nazaré, Cinemas do largo de Nazaré, Sede do Clube do Remo, Largo do Redondo, Sede do Paysandu e terminará no Palacete Faciola.

Inscrição – As inscrições são grátis e podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário on-line. O roteiro é realizado a pé pelas ruas, sem entrada nos prédios e com realização independente do clima. Os participantes devem usar roupas leves, tênis, boné, protetor solar e levar guarda-chuva ou capa de chuva.

Roteiro Geo-Turístico – O projeto é desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (GGeoTur) da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará. As ações visam à prática de turismo histórico, cultural e patrimonial que propiciem resgatar a memória socioespacial de Belém, por meio da criação e da aplicação de roteiros turísticos temáticos.

O projeto também ocorre fora do município de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores em Cametá e também na vila de Icoaraci, coordenados pelos professores da Escola Municipal Bosque Eidorfe Moreira. As duas experiências contam com a participação de alunos do ensino médio e da graduação.

Roteiro Geo-Turístico: Pela Estrada de Nazaré

Data: 26 de outubro (Sábado)
Saída: porta principal do Mercado de São Brás
Canal no YouTube