Página inicial > Ultimas Notícias > Estão abertas as inscrições para o Concurso Cultural da Biblioteca Central

Estão abertas as inscrições para o Concurso Cultural da Biblioteca Central

• Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 18h27

Biblioteca Central

A Biblioteca Central da UFPA está com inscrições abertas para o Concurso Cultural da BC. A iniciativa vai escolher os melhores textos produzidos por discentes de graduação e de pós-graduação e por técnicos-administrativos da Universidade Federal do Pará. O vencedor irá receber um dispositivo para leitura Kindle 10 e terá sua produção publicada em uma sessão exclusiva e on-line do Jornal Beira do Rio. Para participar, os interessados devem se inscrever aqui, até o dia 15 de novembro.

O concurso tem o objetivo de abrir espaço para a expressão dos valores culturais locais, difundidos nos campos das ciências, de modo a criar estímulos para a produção textual e o aprimoramento do conhecimento com a comunidade em geral. Além disso, o concurso tem a intenção de propagar a imagem da BC como um local que vai além de empréstimo e devoluções de livros.

O tema escolhido para esta edição é: “UFPA é Ciência”. Os candidatos deverão escrever sobre as suas vivências na Universidade e de que forma essa experiência contribuiu para a construção do conhecimento. “Este tema foi escolhido para que a comunidade expresse suas vivências aqui. Queremos saber daquilo que é relevante para a formação dos alunos e para a rotina dos servidores. Pensamos em um tema em que todos pudessem se sentir à vontade de participar e, claro, que valorizasse nossa amada universidade”, afirma o bibliotecário Thyago Costa, que faz parte da organização do evento.

A expectativa da comissão organizadora é que diversos alunos e servidores participem do concurso e contem histórias maravilhosas sobre as suas experiências na UFPA. “Acreditamos que a melhor forma de conhecer nossa comunidade é com diálogo e troca de experiências”, conclui Thyago Costa.

Inscrições - Serão realizadas até o dia 15 de novembro, gratuitamente. São feitas por meio de formulário on-line, no qual o participante vai anexar o texto em formato PDF. Cada concorrente poderá participar com apenas uma produção. O texto deverá ser escrito em configurações de folha A4, na fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,15 cm e todas as margem medindo 2,5 cm. A redação não poderá ultrapassar o limite de 42 linhas.

Seleção - A seleção será feita por uma comissão avaliadora composta por técnicos-administrativos e docentes da UFPA, reconhecidos e competentes na avaliação textual. A avaliação dos textos será realizada com base nos critérios de originalidade, criatividade, qualidade técnica empregada e respeito à formatação e limitações da seção

Premiação - Será selecionado um texto como “destaque”, cujo autor receberá como prêmio um dispositivo Kindle 10 e a oportunidade de publicar a redação na seção exclusiva e on-line do Jornal Beira do Rio. Serão selecionados dois outros textos como “honrosos”, cujos autores terão uma premiação especial, selecionada pela comissão organizadora do concurso. A cerimônia de premiação será realizada no dia 19 de dezembro, no prédio da Biblioteca Central Clodoaldo Beckmann.

Concurso Cultural da Biblioteca Central da UFPA

Data limite para inscrições: 15 de novembro
Data da premiação: 19 de dezembro
Inscrições: Gratuitas e feitas via formulário on-line
Mais informações no regulamento do concurso.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Divulgação BC