Página inicial > Ultimas Notícias > Congresso debate a produção de conhecimento e a formação de recursos humanos em Ciências do Movimento Humano

• Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 18h09

human skeleton

Com o propósito de divulgar o primeiro Programa de Pós-graduação da Área 21 (Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia) aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na Região Norte, o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFPA) realizará, entre os dias 6 e 8 de novembro, na UFPA, o 1º Congresso de Ciências do Movimento Humano (1º CCMH).

“O congresso contribuirá com a difusão da ciência, tecnologia e inovação em uma região brasileira relevante enquanto fonte de energia e de biodiversidade, porém ainda incipiente no âmbito da produção de conhecimento e da formação de recursos humanos em ciências do movimento humano”, explica o professor Daniel Pires, coordenador do evento. O Programa da UFPA ainda é o único da Região Norte na área, o que dificulta a produção e difusão de conhecimento sobre ela.

O evento contará também com convidados externos relevantes na área, como o coordenador da Área 21, o professor Rinaldo Guirro, da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, cuja conferência abordará os desafios dos Programas de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano; os professores Paulo Gentil, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Cláudia Cavaglieri, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizarão um debate sobre a linha de pesquisa "Atividade Física, Esporte e Saúde" e a professora Cláudia Vargas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) falará sobre a linha de pesquisa "Avaliação e Reabilitação Funcional".

“Torna-se relevante estabelecer parcerias científicas e acadêmicas com outros Programas de Pós-Graduação consolidados na Área 21 da CAPES. Acreditamos que o evento favorecerá o estabelecimento de convênios e parcerias entre instituições, grupos de estudo e pesquisa, pesquisadores e estudantes”, conta o professor Daniel Pires.

Inscrições – As inscrições podem ser realizadas enviando comprovante de pagamento da taxa e nome completo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As taxas de inscrição são 20 reais para estudantes de graduação e pós-graduação e 50 reais para profissionais. Estudantes podem pagar as taxas aqui, e profissionais aqui.

1º Congresso de Ciências do Movimento Humano

Data: 6 a 8 de novembro

Local: Auditório da Escola de Aplicação da UFPA (dia 6/11) e Auditório do ICJ/UFPA (dias 07 e 08/11)

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA