Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Semana de Geociências oferece ampla programação a partir de terça-feira, 29
Início do conteúdo da página

Semana de Geociências oferece ampla programação a partir de terça-feira, 29

  • Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 18h09

SEMANA DE GEOCIÊNCIAS ARTE PARA PAINEL EXTERNO 4x3m ok

Com a proposta de criar um espaço de reflexão das relações das geociências com a sociedade, o Instituto de Geociências da UFPA irá realizar a Semana de Geociências no período de 29 de outubro a 1º de novembro. A programação contará com palestras, debates, visitas de estudantes de ensino fundamental e médio, workshops e muitas outras ações abertas a todos que atuam na área ou desejam conhecer mais sobre o assunto. Não é necessário fazer inscrições para participar das atividades.

Com o tema “Geociências e Sociedade”, a Semana de Geociências pretende aprofundar diferentes aspectos da relação dos geocientistas com a população por meio de uma programação diversa e dinâmica. Com isso, tem o objetivo de levar à sociedade o conhecimento de atuação dos profissionais da área, de forma a ressaltar a relevância dessas pessoas para o estilo de vida moderno e seu papel na definição de estratégias de desenvolvimento socioeconômico.

“A evolução tecnológica da humanidade estabeleceu um padrão de vida que demanda cada vez mais recursos minerais e energéticos. Igualmente, a necessidade de alimentar uma população crescente e o desafio de entender a dinâmica ambiental do planeta exigem o conhecimento de especialistas em clima, recursos oceânicos, e da dinâmica interna e externa do planeta. Todos esses campos são áreas de atuação de geólogos, geofísicos, meteorologistas e oceanógrafos, mas muitas vezes somos quase agentes secretos. Nossos trabalhos passam despercebidos por grande parte da sociedade”, explica o diretor-adjunto do Instituto de Geociências, Cristiano Martins.

Além disso, a Semana de Geociências será uma grande oportunidade para os futuros ingressantes no Ensino Superior conhecerem as Geociências, em particular os campos de atuação profissional dos geocientistas, bem como o percurso acadêmico necessário para formar meteorologistas, oceanógrafos, geólogos e geofísicos.

Desafio - Um dos grandes desafios da academia é ampliar o seu espaço de cooperação com o setor produtivo e participar mais ativamente do debate em torno da definição e do  apoio às políticas públicas. Por este motivo, a Semana de Geociências oportuniza discutir e aprofundar relações de cooperação entre universidade, setor produtivo e o Estado, por meio do  estabelecimento de uma agenda de compromisso.

Programação – Durante os quatro dias da Semana de Geociências, serão oferecidos oficinas, palestras, minicursos, apresentações de grupos de pesquisa, mesas-redondas, visita ao Museu de Geociências e duas exposições organizadas pela mineradora Vale e pela Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM). Ao final de todos os dias, haverá eventos culturais e musicais. A programação ocorrerá em diversos espaços do IG e da UFPA, como salas de aula, laboratórios, museu, biblioteca e auditórios. Acesse aqui para conhecer a programação completa.

Serviço:

Semana de Geociências da UFPA

Data: de 29 de outubro a 1º de novembro
Local: Instituto de Geociências e diversos locais do Setor Básico do Campus da UFPA em Belém
Evento gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrições.
Para conferir a programação,acesse aqui.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página