Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto da UFPA promove o uso da fotografia como instrumento pedagógico no curso de Engenharia Civil

• Publicado: Segunda, 28 de Outubro de 2019, 17h39

Uso da fotografia

A fotografia está presente em diversos aspectos da vida cotidiana. Ela nos ajuda a relembrar bons momentos, descobrir novos lugares e até reconhecer pessoas, então por que não utilizá-la como um instrumento de ensino? Um projeto criado por um professor do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC/UFPA) tem utilizado esta ferramenta como objeto de ensino em uma disciplina do nono semestre do curso de Engenharia Civil.

“Este projeto tem como foco investigar o potencial da linguagem fotográfica como um instrumento pedagógico para o desenvolvimento da consciência e a socialização das ações para soluções em projetos de habitação de interesse social, para desenvolver a reflexão sobre a ética e a responsabilidade social na formação do engenheiro civil na disciplina de Legislação e Ética”, explica o professor Renato das Neves, coordenador do projeto.

Uso da fotografia 1Segundo ele, a apresentação de fotografias permite que os alunos consigam ir além do óbvio e também utilizar o celular de maneira positiva em sala de aula. “Busca-se desenvolver a sensibilidade e a habilidade de observação e reflexão dos futuros engenheiros para motivá-los a buscar soluções para habitações de interesse social, pois as imagens se apresentam como um instrumento de informações capaz de oferecer a aproximação com o lugar a ser analisado e, com isso, desenvolver sentimentos pela aproximação com a realidade”. O projeto foi vencedor da última edição do Prêmio Proex Arte e Cultura.

Ainda de acordo com o professor, é imprescindível que se estimulem os alunos a desenvolver o senso crítico para interpretar a realidade, além de conseguir mantê-los motivados, interessados e comprometidos. “É importante trabalhar com metodologias ativas, que busquem trabalhar com resoluções de problemas práticos e reais. Que os alunos reconheçam as questões sociais que o cercam, possam refletir sobre temas atuais. É importante potencializar as competências nos alunos, tais como: ética, visão holística, trabalho em equipe, comunicação e capacidade crítica, entre outras”.

Uso da fotografia 2Importância pedagógica – Para o estudante Daniel Martins, que participou da disciplina no semestre passado, a experiência foi enriquecedora. “Se eu pudesse resumir, usaria aquele ditado popular que diz: ‘uma imagem vale mais que mil palavras’. Isso porque nós somos de uma geração bastante visual e tecnológica, e ver o professor empenhado em trazer aquelas fotografias para a sala de aula e, ao mesmo tempo, nos permitir fazer parte disso tudo, nos ajudou a ter maior compreensão sobre o assunto ministrado”.

Ele diz, também, que é necessário para os professores entender que novas metodologias e o uso de diferentes tecnologias são ferramentas poderosas para a prática do ensino. “Esses métodos nos ajudam a compreender melhor os assuntos, geram maior interesse e engajamento nas aulas e nos proporcionam uma visão mais aprofundada sobre o tema, muito diferente do que se a matéria fosse lecionada totalmente na teoria”.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Arquivo do Projeto