Página inicial > Ultimas Notícias > Equipes dos hospitais universitários da UFPA e da UFMA compartilham experiências de gestão

• Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 17h09

equipes hospitais UFPA e UFMA

Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) recebeu a visita da superintendente e de membros da governança do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA). O encontro foi promovido pela Rede Ebserh, com o objetivo de compartilhar experiências de gestão hospitalar entre as duas instituições.

Participaram da visita a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, o gerente administrativo do hospital, Eurico Santos, e o chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI), Anilton Maia. Acompanhados pela superintendente do CHU-UFPA, Regina Feio Barroso, do gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), Mauricio Bezerra, e do gerente administrativo do Complexo, Daniel Serique, a equipe conheceu os espaços do HUJBB e conversou com membros do corpo técnico e assistencial do hospital.

"Esta visita representa uma cooperação que precisamos ter entre todos os hospitais da Rede, pois temos que trabalhar em conjunto", afirma a superintendente do Hospital Universitário da UFMA, Joyce Lages. A gestora parabenizou o trabalho feito pela direção do Complexo e prestou apoio à equipe. "Encontramos práticas muito positivas aqui, no Complexo, que podem ser melhoradas, mas a tecnologia humana que vemos aqui se sobressai nesse sentido", comenta.

Para a superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA, a presença da governança do HU-UFMA é de grande satisfação. "A equipe veio nos dar um suporte muito grande dentro da tecnologia da informação, dentro dos processos de trabalho, que devem melhorar no hospital. Pudemos aprender muito com as experiências exitosas de administração hospitalar que eles compartilharam conosco", afirma a superintendente.

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto e foto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh