Página inicial > Ultimas Notícias > Aluno da UFPA representa o Brasil em competição de empreendedorismo na África do Sul

• Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 17h09

noel

Noel Orlet, representante do Projeto Amana Katu do Time Enactus UFPA, conquistou o título nacional do Global Student Entrepreneurs’ Awards no último fim de semana. O estudante da UFPA é um dos idealizadores do projeto que visa universalizar o acesso à água potável na Amazônia. O Amana Katu concorreu com outras 3 iniciativas empreendedoras brasileiras e classificou-se para a etapa global, em Cape Town, África do Sul, em abril de 2020.

O evento é uma espécie de copa do mundo, mas de empreendedores. Vence quem apresenta a melhor ideia empreendedora com impacto social. Cada apresentador também precisa contar sua história de vida para cativar os jurados, representantes de grandes empresas, e convencer que é a pessoa certa para receber o investimento financeiro dos empresários. Noel representou o Amana Katu no palco, mas outros 9 estudantes da UFPA também participam da execução do projeto.

Noel destacou em sua apresentação que, apesar de ser estudante de Direito, sabe que é preciso fazer muito mais para garantir às comunidades vulneráveis acesso a direitos humanos básicos, como a água. Assim surgiu o Amana Katu, uma iniciativa que produz e comercializa sistemas de captação de água da chuva feitos com material reciclável. Com o modelo 5 por 1, além de receber capital para manter o projeto e ajudar jovens em vulnerabilidade a se manterem na escola, a cada cinco sistemas vendidos, um é doado para uma família ribeirinha sem acesso à água de qualidade.

“Empreender no Brasil e conciliar isso com as atividades acadêmicas é um desafio enorme, mas competir na GSEA com outros jovens empreendedores universitários e ver seus negócios incríveis ganharem escala me energiza bastante”, conta Noel. Enquanto a viagem para a África do Sul não chega, a equipe do projeto continua trabalhando para acelerar o impacto do Amana Katu.

Foto 02 Enactus

Projeto reconhecido internacionalmente - Essa será a terceira apresentação do Amana Katu em um palco internacional. Desde 2018, o projeto já esteve duas vezes na Enactus World Cup, competição mundial de empreendedorismo social que ocorre anualmente no Vale do Silício, Califórnia. Desde sua criação, no desafio Inove+ da Universitec/UFPA em 2017, mais de um milhão de litros de água da chuva foram reaproveitados e cerca de 7 mil pessoas já foram beneficiadas.

A perspectiva para o futuro do AK é a mais promissora possível, revela Noel. "Nos próximos meses, vamos encerrar a transição de projeto universitário de empreendedorismo social e virar negócio social. Já para o ano que vem, queremos levar a nossa solução para fora do Pará, ajudando mais pessoas a terem acesso digno à água potável e faturar 275 mil reais".

Sobre o Time Enactus UFPA - O Time Enactus da Universidade Federal do Pará, do qual faz parte o Amana Katu, foi fundado em 2014, com o apoio do Universitec/UFPA, e mantém cinco projetos de empreendedorismo social que atendem a diferentes comunidades em Belém. Entre as iniciativas do time estão projetos de empoderamento feminino e aproveitamento de alimentos. A Enactus, rede presente em mais de 37 países no mundo, reúne estudantes universitários em times que, por meio da ação empreendedora, empoderam comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica, estimulam a geração de renda e promovem um mundo mais sustentável.

Texto: Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação / Time Enactus UFPA