Página inicial > Ultimas Notícias > Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia inaugura novas instalações

Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia inaugura novas instalações

• Publicado: Domingo, 03 de Novembro de 2019, 15h56

30.10.2019 Inauguração NEAP Foto Alexandre de Moraes SITE7

O novo prédio do Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia (NEAP), da Universidade Federal do Pará, foi inaugurado no dia 30 de outubro, no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT/Guamá). A inauguração contou com a presença de autoridades, estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca (PPGEAP), que aproveitaram para conhecer a nova estrutura do Núcleo.

30.10.2019 Inauguração NEAP Foto Alexandre de Moraes SITEA inauguração oficial foi realizada pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; pelo diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), José Ricardo Vieira; e pela diretora e diretora-adjunta do NEAP, Jussara Martinelli Lemos e Bianca Bentes da Silva, respectivamente, além da professora homenageada, Victoria Isaac.

O reitor parabenizou aos alunos e aos professores pela constituição de mais uma unidade acadêmica na Instituição. “Este é um grupo de excelência acadêmica, em áreas de importância singular para a Amazônia. Lembro que a criação do Núcleo contou com o apoio do nosso saudoso professor Horacio Schneider e, por isso, é muito merecida a homenagem que ele hoje recebe. Acredito que o NEAP terá uma trajetória de contribuições importantes para o fortalecimento da nossa universidade”, afirmou Emmanuel Tourinho.

30.10.2019 Inauguração NEAP Foto Alexandre de Moraes SITE3

O novo prédio recebe o nome do professor Horacio Schneider, que exerceu diversas funções na UFPA, incluindo as de reitor em exercício, vice-reitor, pró-reitor de Planejamento, diretor do Instituto de Estudos Costeiros do Campus de Bragança, chefe do Departamento de Genética, e foi um dos mais importantes pesquisadores brasileiros da área das Ciências Biológicas.

A homenagem foi sugerida pela professora Victoria Isaac devido a contribuição do docente ao projeto MADAM, origem do grupo que, posteriormente, se tornou o Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca. Também homenageada na ocasião, a professora relembrou ainda a trajetória para que o projeto do prédio próprio do NEAP saísse do papel. “Hoje devemos festejar juntos, porque este não é um espaço em que a gente quer ficar isolado, mas sim um espaço no qual pensamos que vai nos dar uma visibilidade maior e vai incentivar nossos alunos a se identificarem mais ainda com a temática da Ecologia Aquática e da Pesca”, disse Victoria Isaac.

30.10.2019 Inauguração NEAP Foto Alexandre de Moraes SITE9Estrutura - O novo prédio possui salas multiusuário equipadas com instrumentos ópticos, que todos podem usar, desde que seja feito agendamento prévio por meio do site. Além disso, conta com salas exclusivas para o PPGEAP, auditório, sala de granulometria do sedimento e salas especiais de cultivo de plantas e mariscos. Toda esta estrutura tem o intuito de centralizar o ensino, a pesquisa e a extensão em um só local. As novas instalações do NEAP estão localizadas próximo ao sexto portão da UFPA, no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT).

“Como diretora acadêmica, eu espero que, acima de tudo, os alunos tenham nesse espaço um lugar que possa alavancar as pesquisas e que sejam atraídos por essa temática”, comentou a diretora-adjunta do NEAP, Bianca Bentes.

30.10.2019 Inauguração NEAP Foto Alexandre de Moraes SITE6NEAP - A criação do Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia foi aprovada no dia 23 de janeiro, durante a reunião dos representantes do Conselho Universitário (Consun), realizada no prédio da Reitoria. O NEAP é constituído pelo laboratório de Biologia Pesqueira e Manejo de Recursos Aquáticos e incorporou o Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca, até então ligado ao Instituto de Ciências Biológicas.

“Com a criação da unidade acadêmica, temos mais autonomia para criar um grupo multidisciplinar. Então, com isso, conseguimos agregar na Ecologia Aquática e Pesca não apenas biólogos e engenheiros de pesca, mas também economistas, cientistas sociais, advogados, enfim, todo o aparato de que precisamos para os trabalhos de Educação Ambiental voltada à água”, pontuou a diretora do NEAP, Jussara Martinelli.

“Percebemos, depois de um tempo, que, na verdade, nós ganhamos com isso e a Universidade também. Ouso dizer que, apesar de recente, este já é um centro de excelência e isso será comprovado nas próximas avaliações da Capes”, reforçou o professor José Ricardo Silveira, diretor do ICB.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes