Página inicial > Ultimas Notícias > Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança inscreve para Curso de Extensão em Habilidades Pediátricas

• Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 19h02

medicina

Com o objetivo de atualizar e aprimorar a formação de profissionais, graduandos, internos e residentes de Medicina e Enfermagem, por meio de embasamentos teóricos e práticos em Pediatria, o Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (Casmuc) da UFPA oferta 50 vagas para o II Curso de Extensão em Habilidades Pediátricas, com carga horária de 40h.

As inscrições serão feitas até o dia 22 de novembro de 2019, na Secretaria do Casmuc, ao lado do hospital universitário Bettina Ferro de Souza (HUFBS), no Setor Saúde, em Belém. No ato da inscrição, é necessário doar um protetor solar FPS 30 e um brinquedo, que serão entregues a pacientes com lúpus e para o Natal das crianças atendidas no Centro.

O curso pretende capacitar os participantes a atuarem com as complexidades existentes na Pediatria, de forma a promover a qualidade dos serviços médicos prestados às pessoas, por meio de treinamento multiprofissional e interdisciplinar. A temática está centralizada nas especialidades pediátricas: autismo, desenvolvimento, alergologia, cardiologia, reumatologia e gastroenterologia.

A iniciativa visa proporcionar aos participantes a autonomia, a prudência e a assertividade na atuação em especialidades pediátricas, de modo a reconhecer e a utilizar a terapêutica adequada para minimizar as complicações com vistas à elaboração do diagnóstico para a criança e/ou o adolescente.

“Buscamos desenvolver com os participantes atitudes e habilidades necessárias para a relação médico-paciente, estimulando o conhecimento e o respeito  que é preciso ter com o mesmo, refletir conceitos em relação à prevenção e ao tratamento de doenças, e responsabilidade e sensibilidade para compreender os problemas, levando em consideração o contexto social, cultural e econômico da comunidade”, explica a professora Laélia Brasil, coordenadora do Casmuc.

Metodologia - A metodologia do curso se dará em módulos teóricos e práticos, o que possibilita aos participantes a integração com o aprendizado por meio de aulas expositivas e participativas, ministradas por professores, com apoio de materiais de multimídia; utilização, quando necessário, de manequins, e demais materiais.

A apresentação das temáticas de diferenciadas áreas do conhecimento será abordada pelos docentes da área específica e realizada em espaço físico apropriado, quando os alunos receberão orientação e supervisão sistemática nos dias da realização do referido curso.

CASMUC - O Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (Casmuc) é um serviço de saúde especializado, vinculado à Faculdade de Medicina (Famed), do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará. Ao longo dos seis anos de implantação, promove formação aos graduandos internos e residentes de Medicina por meio do atendimento especializado nas atividades docente-assistenciais, vinculado às práticas de ensino aprendizagem.

O cuidado com a saúde está entre as ações essenciais desenvolvidas pelo Casmuc. O Centro realiza atendimentos em Serviço Social, Enfermagem e docente-assistenciais nas especialidades de ginecologia (Mastologia, Climatério, Planejamento Familiar e PCCU); de alergia e imunologia do adulto e da criança; e de pediatria (Gastroenterologia, Cardiologia, Reumatologia, Oncologia, Autismo, Aprendizagem, Crescimento e Desenvolvimento).

Evento:

II Curso de Extensão em Habilidades Pediátricas

Data limite para inscrições: até 22 de novembro/2019
Local para inscrições: Secretaria do Casmuc (prédio ao lado do hospital Bettina Ferro, no Setor Saúde do campus da UFPA em Belém)
Horários: das 10h às 16h
Para se inscrever, os interessados devem doar um protetor solar FPS 30 e um brinquedo
Mais informações podem ser consultadas pelo telefone 3201-8890.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução Google