Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Jornada de Cooperação Internacional recebe professora francesa para edição desta quinta-feira, 7
Início do conteúdo da página

Jornada de Cooperação Internacional recebe professora francesa para edição desta quinta-feira, 7

  • Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 21h36

Francesca Cominelli 2

No dia 7 de novembro, às 8h30, no auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED), o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará a mesa-redonda: Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas: caminhos e desafios para a rede Brasil x França. O evento contará com a presença da professora doutora Francesca Cominelli, da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (França). O objetivo da palestra é promover um debate qualificado e crítico sobre o turismo, na articulação com a reflexão sobre patrimônio e políticas públicas, a partir do reconhecimento da complexidade da dinâmica contemporânea e da perspectiva de projeção de cenários, diante da crise civilizatória e das agendas globais.

Segundo a professora anfitriã Goretti Tavares, a visita objetiva estabelecer uma cooperação internacional e fortalecer o intercâmbio de estudantes, docentes e técnicos entre instituições, com a finalidade de elevar a excelência do ensino da pesquisa e da extensão da UFPA. A visita é também estratégica para o processo de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Cooperação Internacional – A mesa-redonda integra a agenda de atividades da Jornada de Cooperação Internacional da UFPA, iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) em parceria com a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), por meio do Programa de Apoio à Cooperação Internacional (PACI). O programa tem como objetivo incentivar o aproveitamento de oportunidades de cooperação entre pesquisadores e grupos de pesquisa vinculados a programas de pós-graduação da UFPA e de instituições do exterior.

O PACI oferece recursos para a realização de reuniões com grupos de pesquisa externos, que visem à elaboração de propostas de captação de recursos a serem submetidas a agências de fomento que estejam disponibilizando financiamento para a pesquisa.

Sobre a Palestrante - Francesca Cominelli é professora Associada da Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne e diretora do IREST (Instituto de Pesquisa e Estudos Superiores de Turismo). Ela possui doutorado em Economia e seus interesses de pesquisa incluem Economia do Patrimônio Cultural, Patrimônio Cultural Imaterial, Turismo e Patrimônio, Políticas de Salvaguarda do Patrimônio, Bem Comum, e Circulação de Práticas Culturais.

Anteriormente, trabalhou como especialista em projetos do INMA e do Ministério da Cultura e Comunicação da França (2008-2010) e como pesquisadora do Instituto do Banco Europeu de Investimento (2013-2014) e da Universidade de Lille 3 (2015). Ela é membro do Icomos (International Council on Monuments and Sites) e vice-presidente para a Europa do Comitê Internacional do Icomos sobre o Patrimônio Cultural Imaterial.

Serviço

Mesa-Redonda "Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas: caminhos e desafios para a rede Brasil x França"

Data: 7 de novembro de 2019
Horário: às 8h30
Local: auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED)

Texto e arte: Divulgação Prointer

registrado em:
Fim do conteúdo da página