Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Pesquisa da UFPA lançará livro sobre práticas criativas de Educação

Grupo de Pesquisa da UFPA lançará livro sobre práticas criativas de Educação

• Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 18h31

Convite Educacao ludica

Visando à divulgação da arte por meio de práticas reflexivas e criativas no âmbito escolar e não escolar, duas professoras da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) irão lançar o livro Educação Lúdica: práticas reflexivas e criativas. O lançamento será no prédio do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da UFPA, no sábado, dia 9 de novembro, às 18h.

Organizada pelas professoras Mariana Marques Kellermann e Simei Santos Andrade, a obra busca auxiliar os educadores que estão em sala de aula, sobretudo aqueles que trabalham na Educação Básica, na melhoria da sua prática de ensino, por meio de atividades lúdicas e práticas inovadoras e multidisciplinares. O livro é resultado de uma composição de estudos do Grupo de Pesquisa Educação Lúdica, da UFPA.

“A ideia de produzir o livro surgiu nas discussões do grupo de pesquisa como forma de garantir que as pesquisas acadêmicas fizessem uma conexão com a Educação Básica, bem como pudessem divulgar a arte por meio de práticas reflexivas e criativas no âmbito escolar e não escolar, com crianças, jovens e adultos, dando destaque às pesquisas inclusivas, recreativas, artísticas e pedagógicas”, explica a professora Simei Santos Andrade.

O livro está dividido em quatro partes, que são: “Dança-brincante” discute a ludicidade como ferramenta na composição coreográfica. “Cantando e Encantando” reúne estudos acerca da música como elemento de inclusão. “Contando o Mundo” abre possibilidades de trazer o universo das narrativas orais ou contação de histórias para o contexto escolar e não escolar. “[Des]construindo a Brincadeira” desperta a criatividade que leva a criar brinquedos com o reaproveitamento de resíduos sólidos.

O evento de lançamento tem entrada franca e vai acontecer no prédio do ICA, na Praça da República, em Belém.

Educação Lúdica – O Grupo de Pesquisa, criado em 2013 e coordenado pelas professoras Simei Santos Andrade e Mariana Marques Kellermann, tem como objetivo investigar, refletir, descrever e desenvolver experiências metodológicas lúdicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar.

Lançamento do livro Educação Lúdica: práticas reflexivas e criativas

Data: 9 de novembro
Hora: às 18h
Local: Instituto de Ciências da Arte da UFPA (Praça da República, ao lado do Teatro Waldemar Henrique)