Página inicial > Ultimas Notícias > Cachoeira do Arari recebe a última edição de 2019 do Multicampiartes e da Caravana Cultural

• Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 18h31

Multicampiartes Cachoeira do Arari

Para proporcionar a formação em arte e cultura e exercer a circulação das linguagens, o Projeto Multicampiartes e a Caravana Cultural chegam a Cachoeira do Arari, a partir do dia 18 de novembro. O projeto, que promove oficinas e espetáculos culturais para toda a comunidade local, ocupará diversos espaços públicos e escolas da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de novembro, no CRAS e na Secretaria de Turismo e Cultura do município.

Durante uma semana, o Multicampiartes e a Carava Cultural levam aos municípios do estado um pouco da cultura extensionista produzida na UFPA. Na edição de novembro, pela primeira vez o evento será temático e toda a programação estará voltada para o ‘Cordão do Galo’, tradição cultural de Cachoeira do Arari.

“Esta edição vai destacar toda a discussão metodológica, filosófica e política do projeto. Nós vamos integrar toda a programação do evento de forma a preparar os participantes para o cordão do galo, que faz parte da cultura popular tradicional do local e vai acontecer em janeiro”, esclarece Miguel Santa Brígida, diretor da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (DACEL/ Proex).

A edição de Cachoeira do Arari marca o encerramento das atividades em 2019 e trará o experimento de dialogar intimamente com a tradição e o desenho cultural da cidade. A realização é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFPA) e a Prefeitura Municipal de Cachoeira do Arari.

Oficinas e caravanas culturais – As atividades oferecidas são grátis e abertas para todos. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de novembro, no CRAS e na Secretaria de Turismo e Cultura/Centro Educacional de Cachoeira do Arari.

As oficinas ofertadas serão: alegorias e adornos, técnicas circenses, percussão, dança tradicional, fotografia com celular e políticas públicas de cultura. Essa escolha faz parte das demandas solicitadas pelos participantes visando ao cortejo do Cordão do Galo.

Já as caravanas culturais serão realizadas unicamente com as atrações culturais da cidade. Serão feitos cortejos de rua para anunciar a festividade do Cordão do Galo e neles estarão presentes os pássaros e bois que pertencem à cultura popular do local.

Multicampiartes – O projeto promoveu atividades em quatro áreas de abrangência em 2019, que contemplam municípios como Mocajuba, Cametá, Breves, Portel, São Caetano de Odivelas, Castanhal e Cachoeira do Arari.

“Foram realizadas oficinas das linguagens artísticas e a circulação de espetáculos e produções artísticas feitas na UFPA. Tudo isso integrado a uma discussão de políticas públicas de arte e cultura do município, com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Cultura dos locais”, explica Miguel Santa Brígida.

Esta edição equivale à 14ª edição do Multicampiartes e visa promover a integração e a circulação entre os campi da UFPA e o seu entorno, por meio de atividades artísticas e culturais que valorizem o aperfeiçoamento teórico e prático. Por meio dessas ações, busca-se também socializar, experimentar, promover e divulgar a troca de saberes por intermédio das artes, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da Amazônia.

Multicampiartes e Caravana Cultural em Cachoeira do Arari

Inscrições: até 15 de novembro
Local: CRAS (av. Deputado José Rodrigues) e na Secretaria de Turismo e Cultura/Centro Educacional (rua Coronel Guilherme Feio) de Cachoeira do Arari.
Evento: de 18 a 22 de novembro

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA