Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Teatro e Dança debate os desafios do ensino da dança nas escolas públicas

• Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 18h31

ETDUFPA fachada

A Escola de Teatro Dança (ETDUFPA), com o apoio do Centro Acadêmico de Dança (CADAN), realizará, no período de 11 a 12 de novembro, no auditório da ETDUFPA, no horário das 8h às 12h, o II Encontro de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Dança, com o tema: “Identidade Docente: desafios e estratégias do ensino da dança na escola pública”.

O encontro, coordenado pela professora Maria Ana Azevedo de Oliveira, pela pedagoga Glaise de Nazaré Ramos Bastos Rodrigues e pela professora Caroline de Cassia Souza Castelo, propõe-se a um diálogo com a comunidade acadêmica sobre seus campos de atuação, com o objetivo de compreender o estágio como campo de conhecimento e formação, bem como uma prática de pesquisa, que, ao ser articulada ao cotidiano escolar, enfrenta desafios e gera perspectivas em torno do exercício da prática docente, em especial, na formação de professores de dança.

Com o tema central “Identidade Docente: desafios e estratégias do ensino da dança na escola pública”, o evento traz a voz dos discentes do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Pará, por meio de seus relatos de experiências, além de palestras, mesas e oficinas, as quais possibilitarão vivências e debates reflexivos, em torno do campo educacional da dança.

Identidade docente - O evento aborda ainda o estágio como um movimento contínuo de ensinamento e aprendizagem, em um ambiente em que teoria e prática se fundem ao ponto de não ser possível distinguir uma da outra: aprende-se fazendo e faz-se aprendendo, diante de estratégias que se processam em diferentes situações de ensino da dança e, assim, constituem a identidade docente em dança.

A cada inserção nos diferentes contextos de ensino, haverá novos aprendizados que envolvem os sujeitos envolvidos neste processo, sejam eles discentes ou docentes. Como descreve o psicólogo Ciampa (1987), identidade é movimento, é dinamismo, é metamorfose. Neste sentido, o estágio se caracteriza como um fator de constituição da identidade docente, sobretudo para a formação docente da dança.

II Encontro de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Dança

Data: 11 e 12 de novembro

Local: Escola de Teatro e Dança da UFPA – tv. Dom Romualdo de Seixas, 820 - Umarizal - Belém/PA.

Texto: Divulgação ETDUFPA
Foto: Arquivo/Ascom